31.12.08

Feliz 2009 !!!


Os colaboradores deste blogue desejam a todos um 2009 repleto de realizações pessoais e profissionais.

Etiquetas:

28.12.08

Porque hoje é domingo

" Acho que sou uma rapariga gira."
Carla Matadinho, modelo

Eu também acho. Por isso aqui ficas.

Etiquetas: ,

26.12.08

O Natal visto pela Cátia

A Cátia foi uma das alunas mais brilhantes que tive enquanto professor. E já lá vão 28 anos. Por ocasião do Natal, enviou-me um texto que achei por bem publicar. Um beijo para ela.
Caríssimos amigos!

Nesta altura do ano, todos nos lembramos de todos, não porque esteja na moda, mas porque o Natal (ainda) é uma época especial, em que o nosso coração amolece um bocadinho, contrariando o frio que na Beira até entra nos ossos sem querer sair. E tudo isto porque há 2000 anos mais ou menos, um acontecimento extraordinário aconteceu… É uma história que já todos ouvimos, talvez contada pelas nossas avós da primeira vez… Uma história a que nos habituámos demasiado e de tão banalizada, é esquecida e tratada como mais uma novela… Mas o que muita gente não sabe, porque não sabe ou não quer saber, é que desta vez, a novela é verdadeira e não deixa o sabor amargo que todas as outras novelas deixam quando acabam. Apesar dos "happy end", fica o ácido sabor de desilusão, de frustração, do "quero mais" e do "pois, isto é tudo muito bonito, mas a vida real não é assim!..." E apesar de nos manterem ocupados habitualmente, estas novelas, trazem com elas o vazio de quem não pode dar mais… Mas não é de mais uma novela como esta que estou a falar… É de uma outra, que tem tudo a ver connosco, que nos diz respeito, onde a personagem principal somos nós… e Deus! Uma autêntica história de amor, para todos os que aceitarem o papel! E ao contrário de todas as outras… desta vez, a novela não tem fim!.... Não acaba nunca! Porque o Amor não acaba nunca e é mais forte que a morte, que o medo, que as dúvidas, que as argoladas que metemos, que os nossos limites… O Amor é mais forte que a distância e… bem, falo-vos eu que gostaria de poder estar presente fisicamente com cada um, mas as circunstâncias actuais da vida nem sempre o permitem… Continuo viva e queria dizer-vos isto, e vocês, cada um de vocês (não nomeio porque a lista seria muito longa), continuam vivos para mim, na recordação dos momentos bem passados e das gargalhadas dadas juntos, das descobertas feitas lado a lado, das muitas lições de vida que não esqueço! E agradeço-vos aquilo que fizeram de mim. Foi e é bom crescer ao vosso lado! Fazem parte da minha história de Amor, dessa novela da vida real que eu escrevo em cada dia com a minha vida… em Viseu, em Roma, em Lisboa… Não importa!... Aprendi que a distância conta pouco quando o coração transborda!

Etiquetas: ,

O pinóquio Sócrates

Com o desplante a que já nos habituou, veio hoje o senhor nº6 Armani afirmar que, por obra e graça do seu governo, os juros do crédito à habitação desceram como há muito não se via.
Qualquer leigo sabe que esta variante económica não tem rigorosamente nada a ver com as políticas nacionais, mas com as determinações do Banco Central Europeu. Como estamos em época natalícia, nãolhe vamos chamar mentiroso...apenas que faltou à verdade.

Etiquetas: ,

25.12.08

Poema de Natal

Vasco Graça Moura elaborou uma antologia de poesia sobre o Natal. A edição, de 2005, é do jornal Público, em colaboração com o Millenium-BCP.
Deixo hoje um poema de Mestre André Dias, poeta nascido, provavelmente, em 1435.

Cantada e Lauda da Estrela dos Três Reis Magos que os Levou a Jesu

Estrela nova sobre a gente,
tu ó bom Jesu apareciste.

Estrela apareciste
ao mundo quando naciste,
menino muito fremoso,
muito fraco e muito poderoso,
por salvares toda a gente.
Os reis magos bem-aventurados,
como te virom logo te conhecerom,
dizendo: nado é salvador,
de Deus Padre filho omnipotente.

E disserom:nado é o rei benino
que tem o empério muito divino,
e o seu sinal no céu é aparecido,
que ele é nacido verdaddeiramente.

Etiquetas: , ,

24.12.08

FELIZ NATAL


Etiquetas:

19.12.08

Como manipular a notícia e os números

O JN faz hoje título de primeira página com uma sondagem aparentemente muito favorável ao governo do senhor nº 6 Armani. Mas este texto desmonta a frieza dos números.

Etiquetas: ,

A Frase

"O inquérito a professores foi feito a 1100 pessoas, um "universo", como se diz na linguagem das sondagens, que torna as conclusões credíveis. O inquérito foi organizado por uma entidade ligada à Federação Nacional dos Sindicatos da Educação que não deve regozijar-se com as conclusões, logo dando ainda maior credibilidade. E o que diz o inquérito? Que 75% mudavam de profissão se pudessem. Que 81%, se pudessem, pediam a aposentação. Que 26% voltariam a escolher a profissão de professores. Do inquérito - uma das mais dramáticas sondagens que já li sobre meu país - eu gostaria muito de acreditar, apesar dos considerandos, que ele é falso."
Ferreira Fernandes, in DN
A actual política da ministra da educação terá alguma coisa a ver com estes resultados???

Etiquetas: ,

Contabilidade inventiva...

Perante esta notícia, só podemos concluir que este senhor daria um óptimo ministro das finanças. Manipular números é com ele.
A adesão à greve dos trabalhadores da manutenção da TAP nos turnos da noite e manhã é superior a cem por cento ???

Etiquetas: ,

Cuba e os Presos Políticos

Raúl Castro parece aproveitar as "distracções" de Fidel para proferir afirmações impensáveis há uns anos.
Depois de ter confessado que em Cuba há "penúria generalizada" e "excesso de proibições", quando Fidel estava no Hospital, reconheceu agora, no Brasil, que em Cuba há PRESOS POLÍTICOS!
Não os chamou assim, obviamente, mas ao propôr a troca dos "prisioneiros" cubanos por agentes secretos cubanos presos nos USA (que confessaram ter como objectivo assassinar os cubanos anti-castristas na Florida) reconheceu inplicitamente a sua existência.
Os "dissidentes" (como a hipócrita comunicação social chama aos lutadores pelos direitos humanos nos países comunistas) presos em Cuba não tinham intenções violentas, mas simplesmente a liberdade e democracia para o seu país.
Em 2003, foram fuzilados 27, muitos deles jornalistas. (o silêncio covarde dos jornalistas portugueses para com os seus colegas foi ensurdecedor.)
Mas fontes próximas dos "dissidentes" já avançaram que não querem ser trocados pelos esbirros dos Castros.
Deste modo se comprova a diferença entre o carácter, honestidade, rectidão e coragem dos "dissidentes" e as manobras falsas e mesquinhas do gangue de La Habana.
E lamentável a atitude de Lula ao receber Raúl como herói, em vez de o confrontar com a repressão e miséria em Cuba.
Felizmente Lula está de saída; e as sondagens não colocam nenhum dos seus camaradas em posição de lhe suceder!

Etiquetas: , , ,

18.12.08

Selvajaria Islâmica Somália

A Somália vive uma guerra civil/tribal/étnica há mais de uma década.
Os problemas humanitários são imensos, e quem sofre são, como sempre, as populações indefesas obrigadas a fugir e a viver em acampamentos, quase sempre sem condições mínimas aceitáveis.
Dependem das organizações humanitárias que lhes levam os bens alimentares, água e medicamentos.
Há meses, um voluntário de uma dessas organizações foi DEGOLADO por radicais islâmicos por ter abandonado o Islão e ter-se convertido ao Cristianismo em 2005!
Na imagem, os heróis aparecem de cara tapada, e o "aid worker" bem visível.
Não satisfeitos, passearam o corpo e a cabeça de Mansuur citando frases do Al Corão.
Ver aqui.
Lembram-se das TVs noticiarem de vez em quando: "exército israelita matou um palestiniano"?
Este crime asqueroso não mereceu qualquer repulsa política ou mediática: tal é o nível dos valores a que chegou o Mundo actual.

Etiquetas: , ,

17.12.08

Irão Selvajaria Islâmica

Correndo o risco de ser repetitivo, NUNCA é demais denunciar o ritual islâmico de matar mulheres à pedrada.
Ao contrário do que dizem alguns especialistas em desculpar e branquear a selvajaria islâmica, isto não é tradição: é regra de conduta da Sharia que se vai espalhando, enquanto caminhamos no séc XXI: além do Irão,Somália, Nigéria Muçulmana (a Nigéria Cristã tem um Código Penal civilizado), Sudão, tribos do Afeganistão e Paquistão.
Os casos selvagens que hoje revelamos, encontrados no blog do amigo Juan Dazibao, são:
-uma mulher enforcada por ter matado o marido violador de uma filha dela;
-uma mulher lapidada por ter relações sexuais fora do casamento (como sempre, as garantias de defesa e de imparcialidade do julgamento são quase nulas!). Ler aqui.
E, como sempre, denunciamos os sectores "evoluídos" que desculpam e até defendem esta cultura!

Etiquetas: , ,

Sócrates e a C.G.D.

Era uma vez um banco privado português. O seu público-alvo eram as grandes fortunas e a especulação financeira. Nada contra, nenhuma objecção mais ou menos ideológica, cada um deve saber onde aplicar melhor os seus trocos. Tudo corria bem ao senhor Rendeiro e seus pares até estalar esta crise mundial na banca e na bolsa. Num ápice, os investimentos esfumaram-se, os investidores devem ter começado a bater à porta do senhor Rendeiro. Este olhou à sua volta e só viu o Estado, no caso a Caixa Geral de Depósitos (C.G.D.). Com pena dos pobres milionários, o ministro das finanças, isto é, o Estado, toma conta do banco, nacionalizando-o, embora de forma encapotada. Foram precisos mais de 800 milhões de euros.
Esta tarde, no debate quinzenal na Assembleia da República, o senhor nº 6 Armani, afirmou, com pompa e circunstância, a injecção de mil milhões de euros na C.G.D. E, demagogicamente, justificou o investimento com a necessidade de ajuda às empresas.
Tá-se mesmo a ver que empresa. Vão para o raio que os parta a todos!

Etiquetas: , ,

16.12.08

Zapatero E Os Direitos Humanos

Muito gosta a esquerda portuguesa de colocar Zapatero nos píncaros da política.
Não por ser Estadista, mas porque "enfrentou(???)" a ICAR por causa do casamento gay, e do corte dos "privilégios" da Igreja.
Curiosamente, não se meteu com o Islão sobre os gays...E em Espanha há perto de dois milhões de muçulmanos!
Esqueceu-se que a ICAR de Espanha (como em todo o Mundo, mesmo onde é micro-minoritária) tem tarefas de apoio aos idosos abandonados, aos doentes, principalmente os de graves problemas mentais, que o Estado negligencia.
Entrou com voz grossa há cinco anos, mas baixou a arrogância: no acidente da "spannair", esteve na primeira fila na Missa católica em memória das vítimas!
Agora, depois de recusar asilo político a um filho de Ossama bin Laden (o atentado de 11 de Março foi dois dias antes de ganhar as eleições...), recusou asilo a um Checheno.
O que é muito mais grave: os tribunais vão repatriá-lo para a Rússia, onde o esperam prisões e torturas a sério, nada que se compare com Guantanamo.
Mas preocupação com direitos humanos, só dos presos de Guantanamo, para dizer mal do Bush: os outros presos não merecem "preocupações" de tanta importância:
http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/news/spain-prepares-extradite-chechen-torture-risk-russia-20081212

Etiquetas: , ,

Rússia Crise Financeira

Quem ouve e lê notícias sobre a crise financeira, fica convencido que só existe nos USA e na UE.
É natural: todos os dias, praticamente, os responsáveis políticos e financeiros prestam contas aos países-mais nos USA.
Mas China e Rússia também têm problemas e bem graves.
Os responsáveis russos já desvalorizaram o rublo CINCO vezes desde 11 de Novembro!
A explicação é simples: como julgavam que o petróleo e gáz continuava com os preços do Verão, calcularam muitos milhões de $$$ de receitas para o rearmamento em grande escala.
Agora, faltam-lhes os $$$: o barril do petróleo anda abaixo dos 50$.
Então, desvalorizam o rublo face ao $ para obter mais rublos com a venda de petróleo e gaz.
Esta esperteza parola (à portuguesa) enche os cofres do Kremlin para as armas, mas importa inflação ( a Rússia vive do petróleo e gaz, importa quase tudo o resto...) e empobrece o povo russo, que vê a sua moeda cada vez mais fraca.
A médio e longo prazo, esta medida será desastrosa para a Rússia.
Para quem garantia que os BRICs iam fazer frente aos USA... mais uma vez enganou-se!

Etiquetas: , ,

15.12.08

O efeito Obama

Depois de ler isto, lá teremos o Dr. Soares e tutti quanti a lamentarem-se sobre a desgraça que se abate de novo sobre os Estados Unidos e sobre o mundo! A esquerda, ou lá o que isso é, em Portugal, só esteve com Obama durante uns meses...enquanto não viram o representante do partido republicano fora da Casa Branca.

Etiquetas: , ,

14.12.08

Porque hoje é domingo


"Esse "negócio" dos homens está distante da minha vida há tantos anos que eu não sei se ainda tenho essa embocadura"

Cláudia Raia, actriz, casada com Edson Celulari

Etiquetas: ,

13.12.08

Show off

Amanhã o senhor primeiro-ministro irá presidir a um conselho de ministros para dar conta das medidas de combate à crise económica. Veio de Bruxelas com os bolsos cheios. Preparem-se para mais um show off mediático, com todas as televisões a fazerem o directo e o respectivo frete ao governo.

Etiquetas: , ,

10.12.08

O inefável Dr. Soares

Mário Soares pensa que atingiu um estatuto que lhe permite dizer tudo, sobre tudo, com aquela bonomia sapientíssima que lhe reconhecem. Beneficia de uma comunicação social que lhe apara o jogo e se curva. Reverencialmente. Usa e abusa de frases-feitas que sabe, como politiqueiro que quase sempre foi e ainda pretende ser, são multiplicadas nos órgãos de comunicação social. Agora deixou comentário sobre a ministra da educação. Elogiando-lhe a coragem. Mas que coragem? A arrogância, a petulância, a falsidade com que trata uma classe que, desde o início deste governo, estava a jeito para criticar e amesquinhar? Pois é esta "coragem" que esta senhora revela no seu ministério. Estes senhores ainda não se deram conta do desastre que espera a Escola com as barbaridades que pretendem impor. A história não costuma perdoar. Um dia vai dar razão, não a Mário Nogueira, que a tem neste momento, mas a uma classe com sentido crítico, com coluna vertebral que não se deixa vergar pelos mentecaptos da 5 de Outubro.
E ainda vem o nosso primeiro-ministro afirmar que está farto das guerras dos professores? Nós é que estamos fartos e vamos pô-lo na rua na próxima oportunidade.

Etiquetas: ,

5.12.08

Nobel de Literatura

Há quem considere que o Comité Nobel para a Literatura não honra totalmente os pergaminhos do fundador Alfred Nobel.
Também concordo com esta conclusão.
Com efeito, o Prémio da Literatura recai normalmente em indivíduos conotados ideologicamente com o marxismo, o jacobinismo mais retrógrado e desumano, por vezes estalinistas admiradores dos maiores crimes da História da Humanidade.
Os nomes são conhecidos!
Um deles conseguiu ser nazi na juventude e estalinista na idade adulta (Günter Grass), o que prova que os totalitarismos e a negação do humanismo e do ser humano como indivíduo são iguais, qualquer que seja o título.
Vem isto a propósito de uma notícia do "Público" de 27 de Novembro que nos dava conta que o Comité de Literatura da Academia Sueca se tinha recusado a condenar publicamente a "fatwa" de Khomeini que mandava matar Salman Rushdie em 1989.
Foi Margaret Thatcher quem garantiu a segurança do escritor; por aqui se vê quem defende a liberdade!
Isto, apesar dos apelos que, por todo o Mundo, foram endereçados ao Comité!
Lê-se e custa a acreditar!
Que autoridade têm esses "Senhores" para atribuir o Nobel da Literatura sabendo-se que se colocaram ao lado de uma cultura cruel, selvagem, que "autoriza" que qualquer islâmico invoque as raivas do Ayatollah-Chefe para assassinar e esmagar a liberdade de escrita?
E isto não é escândalo mundial!

Etiquetas: , , ,

3.12.08

Greve

Os números são esmagadores. Mais de 90% de adesão à greve por parte dos professores. Por mais eufemístico que seja o discurso do ministério, até eles reconhecem que houve "adesão significativa". A casmurrice e a cegueira da ministra e dos ajudantes impedi-los-ão de tirar daí conclusões óbvias: a inadequação e o disparate que consiste em insistir num modelo de avaliação completamente obtuso. Este espaço também serve para dar conta de sentimentos e emoções. E reconheço que, hoje, ao ouvir os noticiários da hora de almoço, nos vários canais de televisão, uma forte emoção se apoderou de mim. Por ver que a maioria dos meus colegas não se deixa intimidar ( por mais mails que enviem a tentar dissuadir os professores...) pela arrogância de uma equipa ministerial que está a desmoralizar uma classe docente, a prejudicar os alunos e a acabar com a escola pública. Em tempos apelidei esta ministra de "ameba". É bem pior que isso. É um ser viscoso*, uma nódoa, desprezível e ignóbil.
Manifesto Anti-Lurdes
Morra a Lurdes, morra! PIM!
Uma geração com uma Lurdes a cavalo é um burro impotente!
Uma geração com uma Lurdes ao leme é uma canoa em seco!
A Lurdes é uma cigana!
A Lurdes é meia cigana!
A Lurdes saberá técnica, saberá de formação, saberá medicina, saberá fazer ceias para sócrates, saberá tudo menos legislar que é a única coisa que ela faz!
A Lurdes pesca tanto de poesia que até faz sonetos com ligas de duquesas!
A Lurdes é uma habilidosa!
A Lurdes veste-se mal!
A Lurdes usa ceroulas de malha!
A Lurdes especula e inocula os concubinos!
A Lurdes é Lurdes!
A Lurdes é Maria!
Morra a Lurdes, morra! PIM!
(...)
A Lurdes em génio nem chega a pólvora seca e em talento é pim-pam-pum!
A Lurdes nua é horrorosa!
A Lurdes cheira mal da boca!
Morra a Lurdes, morra! - PIM!
A Lurdes é o escárneo da consciência! Se a Lurdes é portuguesa eu quero ser espanhol!
A Lurdes é a vergonha da intelectualidade portuguesa! A Lurdes é a meta da decadência mental!
E ainda há quem não core quando diz admirar a Lurdes!
E ainda há quem lhe estenda a mão!
E quem lhe lave a roupa!
E quem tem dó da Lurdes!
E ainda há quem duvide de que a Lurdes não vale nada, e que não sabe nada, e que nem é inteligente, nem decente, nem zero!
Morra a Lurdes, morra! - PIM!
(Manifesto Anti-Lurdes, adaptado de Almada Negreiros)
*do Lat. viscus. m.,
Bot. planta lorantácea parasita de várias árvores (carvalho, pereira, etc. );

Etiquetas: , ,

GREVE

Demissão da Ministra da Educação

Pela demissão da ministra da educação, assina a petição on line. É um dever de cidadania!

Etiquetas: , ,

1.12.08

Greve dia 3