31.3.08

Como É Bom Viver Em Cuba! (II)

Raúl Castro, actual Comandante en Jefe e Presidente del Consejo de Estado de Cuba, tem sido o crítico mais demolidor do regime.
E do seu irmão, El Comandante Fidel!
Depois de garantir que em Cuba havia excesso de proibições, e uma penúria generalizada--coisas que passaram muito discretas na comunicação social, só se pode dizer mal de Bush, porque o que interessa é dar vivas à Revolução, e os cubanos que se danem, o problema é deles--vem agora a pouco e pouco, para espanto daqueles que( eu incluído...) achavam que a miséria e repressão não acabavam com este regime, e perante o silêncio cobarde e criminoso dos fidelistas, abolindo essas proibições.
A última diz respeito à possibilidade dos cubanos terem acesso aos hotéis onde até agora só entravam os estrangeiros!
Como se sabe, no regime fascista, em Portugal, qualquer pessoa podia entrar em qualquer hotel, mesmo que só pudesse dar uma vista de olhos.
Ora venham lá agora os antifascistas, progressistas, "democratas" explicar isto!!!
E muito mais.
Os cubanos já podem comprar telemóveis!
E electrodomésticos!
E computadores!
Se tiverem dinheiro, claro, o que torna esta dádiva quase uma miragem.
Ah!,mas nem tudo são rosas: as torradeiras eléctricas só são autorizadas em 2009!

Que dizer dos mentecaptos que andam há mais de trinta anos a garantir que Cuba sim, ali é que o povo vive bem, não há "exploração", tem todas as condições dadas pelo socialismo!
Em 1975, no Rádio Clube Português, um célebre "jornalista" tinha um programa cujo título garantia: Cuba, o único país livre da América!
Nem mais. Convém recordar estes factos para se ter a noção da intoxicação mental que se fez no pós Revolução em Portugal.
E não venham com a treta do embargo.
Pelo contrário, assim não eram contagiados pelo vírus do capitalismo selvagem.
E, mais ainda, são os dólares dos EUA que dão um grande sustento à economia de Cuba, através das remessas dos largos milhares de cubanos exilados nos EUA para os seus familiares.

O modo como estas, poucas e simples, concessões dadas aos cubanos tem sido notícia ( quase despercebidas...) só demonstra a vergonha que os exaltadores de Fidel sentem--ao menos isso.
É que o saber-se destas novidades significa que até agora os cubanos não tinham nada...

Ou então arranjam-se habilidades, como esta do "Público", que escreve que era um direito constitucional que se limitou agora a concretizar.
Simples, não é?
A comunicação social do Ocidente está mergulhada na lama da hipocrisia até à raíz dos cabelos.
Que interessa que seja 50 anos depois da revolução castrista, e que quase todos os povos do Mundo tenham direito a esses luxos capitalistas?

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Jardim e Gama

Mas que guerra por aqui anda. Ou é apenas o bailinho da Madeira?

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30.3.08

Isto não está fácil...


Vem Uma Thurman e diz-nos que


  • "Já em miúda assustava os homens"

De seguida, aparece-nos esta e afirma

  • "Homens e mulheres, prestem atenção: o desafio do próximo milénio é fazer-vos entender o papel da estimulação da zona do clitóris durante o coito."

Coitado de mim...

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Como serei...





Serei Verbo antes do Amor que te darei em corpo, também ele feito de palavras mas mudas, idealizadas antes em gestos que só a pele conhece, que só o desejo dita.


Serei também Verbo sobre os teus lábios, quando eles sussurrarem o meu nome, em delírio, os teus sentidos rendidos aos meus gestos, como palavras de uma língua reinventada sobre a tua nudez e a minha, ao sabor do ritmo dos corpos.


E serei ainda verbo nesse grito mudo, quando me completares em ti, quando me venceres, quando me deres todas as respostas às perguntas que eu nunca te fiz, sujeita a um sonho pela espera desse momento em que serei finalmente norte de um barco atracado ao cais do amor e da vida.

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29.3.08

O senhor Rangel

A crónica do senhor Rangel no Correio da Manhã ainda não esqueceu os professores-hooligans. Bem me parecia que o homem não estava preocupado com a histeria da aluna que tentava recuperar o adorno auricular. Ele já consegue ver conluios maquiavélicos nas escolas. Faltará pouco para imaginar professores a subornar alunos para derrube da ministra. Ou serão traumas da sua juventude quando punha a escola que frequentava em polvorosa?

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Tolerância Islâmica (II) Vídeo de Lapidação

O artº 83º do Código Penal do Irão contém uma das pérolas do islamismo, com origem no Al Corão:
as mulheres que tiverem relações sexuais fora do casamento, ou como divorciadas, ou como viúvas, e nalguns casos, antes do casamento são mortas à pedrada, num ritual de lapidação.
Os estados federados da Nigéria de maioria muçulmana, ( os de maioria Cristâ estão livres desta selvajaria) onde se aplica a sharia, também se dedicam a esta festa da civilização islâmica.
Zonas do Paquistão e Afeganistão (vale de Swat), zonas da Argélia e do Egipto, no Sudão, Somália, Aceh na Indonésia, enfim, uma grande parte do Planeta delira com este ritual nazi-islâmico.
E não é uma morte qualquer: as mulheres são enroladas em pano, enterradas até à cintura, e alvo de pedras pequenas para o sofrimento demorar e a morte não ser fulminante!
Agora que Shakinet Asthiani é a vítima mais famosa deste código islâmico (outras vítimas permanecem presas para alimentar esta fúria inqualificável) convém recordar o que pode esperar a Europa ( e o Mundo...) se não defendermos os nossos valores de tolerância, liberdade, respeito, caridade, justiça, igualdade, fraternidade, em suma, Humanismo!
No vídeo, respira-se selvajaria; mas constitui alerta para todos nós.
Alerta em especial para com a classe dominante política e mediática ocidental, que, entre nós, é representada por BE, PCP, Ana Gomes, Mário Soares, "jornalistas" em pespecial da RTP, do Público e "DN", que esconde este nazismo islâmico ou, pior ainda, o apresenta como tolerante e civilizado, e com o desplante de chamar racistas, xenófobos. de extrema-direita a quem tem a ombridade, o carácter, o verdadeiro espírito humanista e denuncia esta selvajaria.
Um abraço de solidariedade a Martha Colmenares pelas atrocidades que denuncia.

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Tenha muito cuidado, setora, qu'eu cá sou muita mau!





foi no ano em que fiquei numa escola do concelho de Loures onde habitava na altura.

disciplina francês, alunos de 8º, 9º e 11º. nesse ano deram-se os acontecimentos na guiné-bissau e recebemos alunos refugiados com marcas de um conflito sério que lhes roubou pais, irmãos, família, um lar, enfim... a escola ficou superlotada nas suas instalações pré-fabricadas em tudo mas com profs bem cimentados em boa vontade, fruto da sua experiência com alunos mais ou menos problemáticos, daqueles que mais ninguém quer. pois, também é (era?) assim...

tinha uma turma de 8º, daquelas “especiais”. os alunos, na sua maioria repetentes, ostentavam na gola da roupa de marca - alguns, os piorzitos - a marca da insubordinação orgulhosa de serem temidos pelos profs, expulsos anteriormente de uma escola do básico, de pertencerem sempre à pior turma das escolas por onde teriam passado.

… porque é excelente ser-se mau, temido, angariar amigos pelo medo que se sente à sua volta. e foi esse o discurso que me ofereceram.

um deles era um “anjinho” bonito, loiro, de olho azul, o pior, a quem a mãe castigava vezes sem conta usando toda a sua imaginação, até descobrir que o controlava mais ou menos se o impedisse de ostentar a sua imagem de marca, o seu cabelo rapado à skinhead... cómico, não é?
sempre na moda, mimado, ao que constava, pelo pai, face a uma mãe impotente contra dois. depressa desisti de jogar o jogo que me apresentava em cada aula: mandá-lo para a rua. “aturá-lo” a tempo inteiro era também prejudicial aos outros, poucos, mas que queriam aprender qualquer coisa. comecei então a responsabilizá-lo, a dar-lhe importância pela positiva, corrigindo exercícios, ajudando os mais fracos e até porque tinha bons conhecimentos da língua, ao ponto de ser um dos melhores alunos da turma…

um dia, quando as coisas já estavam mais calmas, elogiei-os pela alteração de comportamento e pelos resultados obtidos no teste. o “meu anjinho” perguntou então se já tinha “apanhado” uma turma assim, tão difícil… um sorriso orgulhoso na pergunta. retribui-lho. “a escola onde estive no ano passado fazia parecer a vossa turma uma sala de bebés num infantário” – respondi-lhe(s). foi a surpresa. quiseram saber…

de alguns casos que lhes contei, de exemplos comportamentais e das naturais consequências, ficou a ideia de que havia maus piores do que eles e que a sua vida se encaixava num padrão de normalidade que, afinal, contribuía para a sua felicidade, à sua medida... não direi que terá ficado um sentimento residual de medo mas antes de respeito por pensarem que poderiam ser, um dia, as vítimas de outros mais fortes do que eles…

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28.3.08

Avante, camaradas...

Esta gente vive noutro mundo, não se deu conta que o "império socialista" morreu por causa congénita. A ler aqui.

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Direito à indignação

O texto que se segue recebi-o por mail. Segundo se pode ler, tem autoria: uma professora. Agradeço à Madalena o seu envio.
  • O estatuto de aluno concede-lhe o direito de não reprovar por faltas. Se faltar, o problema não é dele. A escola é que terá que resolver o problema.Tendo singrado na vida e atingido o fim da escolaridade sem saber ler nem escrever, e mesmo sem ter posto os pés nas aulas, o estatuto de cidadão concede-lhe o direito de ter um emprego.
  • Se faltar ao emprego, como faltava às aulas, o problema não é dele. O patrão é que terá que resolver o problema. Se, por um impensável absurdo, for despedido, o problema não é dele. O estatuto de desempregado concede-lhe o direito de ter um subsídio de desemprego e o problema é do Estado.
  • Se, na vigência do subsídio, faltar às entrevistas ou recusar novo emprego, o problema não é dele. As suas habilitações, arduamente conquistadas, concedem-lhe o direito de escolher emprego compatível e o problema é do Instituto do Emprego, obrigado a arranjar-lhe ocupação, para não aumentar as listas de desempregados.
  • Se, por um novo improvável absurdo, ficar fora do esquema, o problema não é dele, que o estatuto de cidadão, com todos os direitos, concede-lhe o direito ao rendimento social de inserção. Que constituirá uma renda perpétua, pois o cidadão tem direito à existência!...Renda paga pelos portugueses e não, como devia ser, pelos autores desta celerada lei, fautora da indisciplina, do laxismo, do não te rales, da irresponsabilidade mais absoluta, fomentadora da exclusão social!...
  • Por uma vez, tenho direito à indignação, com todas as letras: Puta que os pariu!...

(UMA PROFESSORA)

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Tolerância Islâmica

Post recomendado especialmente a Miguel Portas, Cláudio Torres, Adalberto Aires e todos os jovens tótós e pedantes que gravitam à volta do BE.

Haji Dastgir Khan, afegão, responsável por uma empresa de logística, esteve dez dias preso em condições desumanas no Afeganistão por ter levado bebidas alcoólicas às tropas espanholas aquarteladas na base de Qala-e-Now, a oeste de Cabul.
O Islão, como se sabe(?), proíbe o consumo de bebidas alcoólicas.

Israel concedeu anteontem autorização de residência temporária a um palestiniano homossexual que invocou correr risco de vida na Cisjordânia Palestiniana.
O homem, de 33 anos, cujo nome não foi revelado por razões óbvias, vive com um israelita há oito anos, e sentia-se coagido constantemente, temendo pela sua vida face aos rigores do Islão.

Notícias retiradas do CM de 26 de Março, escritas em poucas linhas, não vá o islão "moderado" sentir-se insultado.

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27.3.08

O Tibete na Assembleia da República

Já se falou aqui várias vezes sobre a situação que se vive no Tibete.Ontem, na Assembleia da República, por proposta do CDS/PP, com o apoio de todos os partidos com representação parlamentar, à excepção do PCP, foi aprovada uma declaração onde se condena a escalada de violência que se verifica naquele território. Os termos dessa moção são equilibrados e não fogem, até, a alguns lugares comuns.
  • O voto de condenação manifesta "a preocupação da Assembleia da República com a escalada de violência no Tibete e apela ao respeito, em todas as circunstâncias, pelos Direitos Humanos e liberdades civis".
  • O voto recomenda às autoridades chinesas "uma maior contenção no uso da força, bem como o respeito pela liberdade de expressão e direito à manifestação pacífica", argumentos apresentados pelas várias bancadas para defenderem a sua aprovação.

Ora, o líder da bancada comunista justificou a sua oposição com argumentos substantivos!!!

  • O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, justificou a posição dos comunistas, dizendo discordar dos pressupostos do texto e afirmou que "o que está em causa é a forma cada vez mais clara de estar em curso uma operação contra os Jogos Olímpicos de Pequim".

(Quantos países já manifestaram vontade de boicotar os jogos?)

  • O deputado comunista criticou os que "põem em causa a integridade territorial da China", frisando que "continua a falar-se do Tibete como território ocupado pela China".

( Como se o Tibete não estivesse, efectivamente, ocupado...)

O Boloco de Esquerda, pela voz de Francisco Louçã, justificou o voto a favor, argumentando

  • "em nome dos valores da esquerda", defendendo que "a liberdade religiosa é a primeira liberdade".

Tomem lá que é para aprenderem. O Louçã a defender a liberdade religiosa! Eu sempre disse que este senhor tem tiques de seminarista!

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De Como o Iraque (não) Salvou a China

Um milhão e duzentos mil mortos: é o resultado da invasão e ocupação do Tibete pelo regime comunista Chinês, segundo a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, nos últimos 50 anos.
Com o início do aumento da contestação à ocupação, neste mês de Março, este blog deu de imediato notícia do facto.
A comunicação social portuguesa foi, na Europa, das que menos realçou e explicou o que estava em causa.A revista de imprensa do insuspeito "Euronews" mostrava como os jornais europeus colocavam notícias e fotos em destaque na primeira página e os "nossos" punham umas linhas escondidas que remetiam para as páginas interiores!
A contestação, entretanto, transformou-se numa bola de neve, a repressão tornou-se mais violenta e pública: a nossa comunicação social viu-se obrigada a dar o realce devido.
Nervosos, incomodados,desesperados( é um dogma considerar os comunistas defensores da democracia e liberdade!!!) os jornalistas portugueses (e sectores políticos de esquerda) entraram em pânico: podia lá ser, os comunistas chineses serem tão imperialistas e assassinos! E procuravam deitar as culpas para a violência dos contestatários!
( O livro de pesquisa histórica "MAO A História Desconhecida", de Jung Chang, aponta para 70 milhões de mortos causados por MAO).
Mas eis que os nossos corajosos e imparciais jornalistas-acompanhados pelos políticos- encontraram uma bóia de salvação: a invasão do Iraque!
E começaram logo pela cimeira dos Açores para tapar por mais uns dias as atrocidades comunistas chinesas. Trataram de encher TVs, rádios e jornais com a mítica data de 5 anos!
Esquecem propositadamente que o governo Iraquiano actual foi eleito por grande número de Iraquianos-apesar das ameaças de atentados- e que, por sua iniciativa, pediu à ONU a continuação das tropas internacionais para fazer frente à violência tribal/étnica.
Mas o grito de liberdade dos tibetanos ecoou pelo mundo inteiro; e vai perdurar até à data dos Jogos Olímpicos, pelo menos.
Todos os dias há activistas que denunciam o genocídio dos tibetanos, prevendo-se que acompanhem a chama olímpica até Pequim.
A China reagiu pela cartilha do marxismo-leninismo: violência sobre os manifestantes até à morte; censura do You Tube, do Yahoo; cerco militar do Tibete.
E a nossa hipócrita e doentia comunicação social, convencida de que influencia o Mundo, continua a branquear as barbaridades chinesas. Coitados!
Obcecados com a Palestina e o Iraque, pois apreciam os atentados que façam sangue, vão ter que aturar o "Free Tibet" durante meses!
Eles e os "progressistas"de sarjeta que enxameiam a nossa política.

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26.3.08

Os Crimes de Mário Soares

Por ocasião do 5º aniversário da "Cimeira dos Açores", Mário Soares apelidou o acontecimento de "crime"-ideia que ,é provavel, ande na cabeça de BE, PCP e muitos PS.
O que significa, na prática, que se devia deixar perpetuar Saddam no poder, já que a cimeira teve como objectivo derrubar Saddam.
Ainda não encontrei ninguém que consiga explicar porque é que Pinochet, Franco, Salazar, Marcelo deviam ser derrubados e Saddam deixado calmamente nos seus noventa palácios a matar Iraquianos!
Esta defesa exarcebada de Saddam só prova que o "anti-fascismo" é mesmo uma grande mentira, a "defesa" dos Direitos Humanos por aqueles grupos uma fraude, e que a comunicação social contribui para esta intoxicação da opinião pública!
Olhemos para o Tibete: nação com História, língua e tradições próprias, foi invadida pelo exército comunista chinês ( apelidado insultuosamente de "exército popular de libertação"), que matou indiscriminadamente tibetanos e impôs uma administração chinesa: isto foi há mais de cinquenta anos! Quantas vezes Mário Soares e quejandos chamaram a isto crime?E tiveram 50 anos de oportunidades para o fazer!
E quanto ao genocídio racista islâmico no DARFUR, que o insuspeito Guterres (Alto Comissário da ONU para os Refugiados) apelidou "maior catástrofe humanitária actual"? Alguém ouviu aquelas ilustres personalidades chamar "crime"?

E Mario Soares não violou já uma meia dúzia de vezes a lei eleitoral Portuguesa, recomendando o voto em determinada personalidade no próprio dia das eleições, perante a comunicação social, o que constitui crime face à lei? E porque é que o Ministério Público não iniciou nenhum processo para fazer cumprir a lei?

Parece que há individualidades que gozam de total impunidade para fazer e dizer o que querem, metendo Alberto João Jardim num bolso.
E com a ajuda rasteira da comunicação social hipócrita e subserviente.

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Ainda a frase de Churchill

A frase deste post provocou vários reacções, mas um texto colocado na caixa de comentários merece-me uma reflexão. Embora pertencendo a um homem reconhecido por vários quadrantes políticos, a frase vale o que vale. Pode, portanto, ser contestada. Não se pode é responder a um "chavão" com outros de valor similar. Evidentemente que Churchill ao proferir essa frase, e ao referir-se ao socialismo, estava a pensar na ex-URSS e nos países satélites. E é hoje um dado adquirido que as teorias marxistas-leninistas foram um enorme embuste na sua concretização. Quem é tão acérrimo defensor de tais teorias pseudo-científicas que me indique um país onde se gerou uma sociedade mais livre, desenvolvida e justa baseada nessas teorias políticas. Servirá de exemplo Cuba, Angola, China, Zimbawue, Coreia do Norte e todos os antigos chamados "países socialistas"? E já lá vão cem anos...Já tiveram tempo de aprender e corrigir os erros. É fácil afirmar que essas teorias são as melhores, mas -azar dos azares !!!- foram sempre deturpadas e descaracterizadas por gente desqualificada. As sociedades mais progressistas não precisaram de Marx, muito menos de Lenine, para se afirmarem. E quanto mais desenvolvidas são, menos precisam de ler por essas cartilhas. Basta ver a força eleitoral dos partidos comunistas em países como a Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, França, Áustria, Finlândia, Canadá, Japão...Chegam estes exemplos?

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25.3.08

A Frase

"O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual dos bens. O do socialismo é a distribuição por igual das misérias."
Winston Churchill

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Ministra ganha em tribunal

Já aqui se tem dado conta de algumas ilegalidades que o ministério da educação tem cometido no malfadado processo de avalição de professores. Bem como das providênvias cautelares que tem perdido. Também é justo que se dê notícia de uma decisão favorável ao ministério. Pode ser lida no Público.

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24.3.08

Suspender a (esta) avaliação

Quem vive a Escola sabe perfeitamente que iniciar o processo de avaliação, este ou qualquer outro, nesta altura do ano lectivo, é uma ilusão. Apenas a teimosia duma ministra e dos seus aljudantes, não consegue chegar a esssa conclusão. Por isso, não se estranha que haja cada vez mais Escolas a pedir a suspensão do processo. O semanário Sol dava disso notícia.
  • Presidentes de cerca de 20 agrupamentos de escolas e de escolas secundárias do distrito de Coimbra apelaram à ministra da Educação para suspender o processo de avaliação dos professores até ao final do ano lectivo

  • O documento em que é pedida a suspensão da aplicação do processo de avaliação foi já entregue na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República por uma representação dos conselhos executivos signatários.
    Foi subscrito, numa primeira reunião a 11 de Março, pelos presidentes dos conselhos executivos dos Agrupamentos de Escolas de Silva Gaio, São Silvestre, Martim de Freitas, Pedrulha, Alice Gouveia, bem como das Escolas Secundárias Avelar Brotero, D.Duarte, Jaime Cortesão e Secundárias com 3.º Ciclo do Ensino Básico Infanta D. Maria e Quinta das Flores (Coimbra).
    Posteriormente, numa reunião realizada quarta-feira, na Avelar Brotero, associaram-se os Agrupamentos de Escolas de Taveiro, Ceira, Eugénio de Castro (concelho de Coimbra), Soure, Lousã, Penela, Góis, Poiares e Álvaro Viana de Lemos e Escolas Secundárias José Falcão e da Lousã.

Grave também a denúncia da Fenprof, feita hoje no JN.

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Rasgos





o que se poderá ter perdido na vida quando pensamos no tempo que passou, naquele que pensamos nunca vir a recuperar. e alojamo-nos nesse pensamento como numa facilidade que nos desculpa a falta de acção. a mesma, afinal, que nunca perdoaremos a nós próprios, um dia, quando o vazio e a inoportunidade temporal nos fizer sentir a Dor da Vida irremediavelmente perdida.

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23.3.08

Ainda e por muito tempo o Tibete...


BBC, 16March2008


de um lado a China, conhecida e reconhecida como violadora dos direitos humanos nas suas várias vertentes; do outro, um grupo religioso que tem seguidores oriundos das várias partes do planeta e quadrantes sociais.

a julgar pelos mais que muitos videos existentes no YouTube, os maus são as vítimas, os bons, os provocadores e assassinos.

na defesa do Tibete nunca outras vozes se levantaram talvez porque os interesses económicos não justificam qualquer espécie de intervenção. a situação está, no entanto, cada vez mais incontrolável e apesar de bombardeada pelo números de mortos que lhe chegam resultantes dos vários confrontos, a comunidade internacional "oficial", vulgo "poderosa" nada faz. pelos media, o caso é tratado como mais um conflito entre senhor e vassalo, em que um é natural que mate e domine enquanto do outro se espera o silêncio que caracteriza o bom-senso.


mais uma vez se prova que o Sol, quando nasce, não é para todos. e ainda que nasça a nascente.



Determinação coragem e auto confiança são factores decisivos para o sucesso.
Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Dalai Lama


Algumas pessoas têm amor por você, outras têm raiva. O que sentem nem sempre depende de seu comportamento. As reações delas às vezes são justas, outras vezes são injustas. Dê sem contabilizar. E esteja atento às necessidades delas.
Dalai Lama

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Feliz Páscoa.




votos de Excelente Páscoa. época de renovação, Primavera, sol - apesar da invernia - verde, aromas novos... Vida.

beijinhos

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22.3.08

Empresas privadas de segurança tamanho Júnior ao seu serviço.

a notícia: o nº de empresas privadas de segurança formato Júnior são cada vez em maior número como cada vez maior é a sua procura. Exemplo: uma jovem é acompanhada, num carro a condizer com o serviço, por dois seguranças, um feminino outro masculino, até a uma discoteca da night... Idade? Ora, 14 anos, é claro, que as crianças de hoje em dia são cada vez mais velhas, mais cedo.

poder-se-á pensar: é o que faz a insegurança em que vivemos, os casos que se sucedem de violência, raptos, desaparecimentos.

ou ainda: é o que faz o poder económico de alguns...

eu penso, e ainda que reconhecendo que os tempos mudaram e que tendo 14 ou 18 anos o risco é igual, que aos 14 anos se pode fazer tanta coisa aliciante que não implique este factor de risco de envelhecimento - e não de amadurecimento! - precoce.

pergunto-me: com 14 anos o que fazia eu à noite? ia para a cama cedo, é certo. também não havia seguranças para me guardarem porque, simplesmente, não era preciso. entrei numa discoteca pela primeira vez aos 17 anos, matinés, onde permanecia até às 18 horas no máximo.

e sem telemóvel mas obrigada a telefonar de uma cabina em caso de atraso justificado devidamente. claro que exagero e sei que os tempos são outros. mas também sei que tudo tem limites e que tudo pode ser utilizado em benefício das pessoas desde que as ensinemos e lhes imponhamos regras nessa mesma utilização.
por outro lado, não será que, cada vez mais, os pais se divorciam desse seu papel e do de conselheiros, educadores, formadores e delegam essa responsabilidade em alguém ou algo: escola, professores, director de turma e agora, só para alguns,é certo, empresas de segurança?

e porque disto já falei, dos nossos jovens, líderes do Futuro, Presente deles e nosso, reforço a minha preocupação relativamente a tantas facilidades, às exigências que um dia farão... e que formação poderão eles transmitir aos seus próprios filhos?

vamos esperar para ver.

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08:22 de Poesia e Beleza...





... pudesse o Homem, o Ser Humano utilizar todas estas suas capacidades apenas para o Bem.

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21.3.08

Dia Mundial da Poesia




Assim que te despes

as próprias cortinas

ficam boquiabertas

sobre a luz do dia


Os teus olhos pedem

mas a boca exige

que te inunde as pernas

toda a luz do dia


Até o teu sexo

que negro cintila

mais e mais desperta

para a luz do dia


E a noite percebe

ao ver-te despida

o grande mistério

que há na luz do dia


David Mourão Ferreira, in Corpo Iluminado,1987

20.3.08

Professora agredida

Ao abrir a edição em linha do jornal Público, dei com a notícia. Chocante. Causa vómitos o que aquela turma de selvagens faz. Julgo que as imagens falam por si e não merecem mais comentários. Que as autoridades competentes saibam tomar as medidas que se impõem. A começar pela D.Milu.



Nota: um dia depois de ter colocado este post, chegaram até mim estas crónicas publicadas no JN e no DN.

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Ao longo de mim...



sonho-te tranquilo, ao meu lado,
menino obediente nas carícias que se desejam.
tu, sonho, alongado,
colado a mim,
roubando o meu calor na ânsia do conforto
que não te chegou ou se perdeu.

sonho-te, entregue às minhas mãos,
em delírio,
murmurando não sei que nome que me queiras dar,
cumplicidade em nós deste querer receber e desejar dar.

do mais, do que gostaria, do que desejo e sonho...

eu seria o meu rosto a percorrer o teu corpo,
a minha boca escorrendo carícias ao sabor dos lábios
por ti fora,
acto animal e felino,
suavidade escorregadia de pele ora arrepio, ora atrito.

e poder ser tudo, assim,
o que sempre quis com alguém...
prazer até à inconsciência de uma espécie de dor física.


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19.3.08

Tokyo Hotel

Na sequência do post anterior, tive curiosidade em ir procurar um video da banda. Entre muitos, escolhi este, com quase 15 milhões de visualizações. É obra!


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Coitados dos putos...

Parece que uma banda de e para adolescentes veio a Portugal onde tinha programado um concerto. O vocalista - o Bill - apanhou um resfriado e o concerto foi cancelado. A histeria tomou conta daquelas seres com a cara cheia de borbulhas. A notícia pode ser ouvida no video abaixo.


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O que eu aprendi hoje...



... enquanto assistia às conversas afiadas no Parlamento.

:-) que furar a barriguinha, a orelhinha, o narizinho e outros inhos ou afins decorativos é considerado Caso Nacional de Saúde Pública - e perdoem-me as maiúsculas - pelo risco que se corre. portanto, acabem-se com os buraquinhos ou demais floreados que a situação é grave, é mesmo um atentado!

:-( habitar, vulgo viver Sob cabos de alta tensão uns tempos, uma vida, que a situação das famílias não está para brincadeiras, não é conclusivamente perigoso uma vez que ainda não se provou que tal experiência provoque danos físicos a curto ou longo prazo pela exposição a campos electromagnéticos...

ainda verdadeiramente surpreendente é a ideia que perpassa que estas conclusões não estão, directamente ou indirectamente ligadas com interesses económicos quando são consideradas as empresas que lhes subjazem!
merecemos tão pouco respeito assim?

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Como É Bom Viver Em Cuba

Todos nós conhecemos amigos, figuras do espectáculo, do desporto, da política que tecem os maiores elogios a Cuba. Chegam mesmo a falar em "romantismo" da Revolução!
Todos sabemos que esses apologistas de Cuba usufruem dos luxos da sociedade capitalista: boas casas com electrodomésticos e todo o tipo de aparelhagem sofisticada; bons carros, do mais moderno que há e de preferência de alta cilindrada; frequentes viagens ao estrangeiro; férias em bons locais, muitas vezes com segunda habitação; enfim, todo um tipo de vida tipicamente capitalista.

Ora, depois do último Congresso do Partido Comunista Cubano, Raúl Castro-Presidente del Consejo de Estado e Comandante en Jefe- tem sido um crítico feroz do regime, de tal maneira que parece estar constantemente a insultar o irmão "El Comandante"!
Começou por dizer que havia uma penúria generalizada em Cuba.
Depois que havia excesso de proibições.
E agora, anunciou, repito, anunciou, que ia levantar a proibição de venda( e compra, obviamente...) de computadores, leitores de DVD e toda uma gama de electrodomésticos até agora só acessíveis a estrangeiros!!!
Falta anunciar o preço destes artigos e se os bolsos vazios dos cubanos os podem comprar--sorte têm os familiares dos exilados nos EUA que recebem $ que lhes dá um poder de compra muito superior ao comum dos cubanos: e ainda têm a lata de falar em "embargo" .
Afinal, os defensores da Revolução de Fidel apreciam os luxos capitalistas para eles, mas são adeptos ferrenhos da miserável vida dos Cubanos.
Qualquer pessoa bem informada e não fanática sabia que Cuba era fome, miséria e repressão: mas agora é um Castro que o proclama!
Desmente os "progressistas" entusiastas da "Revolução" que achavam que os cubanos deviam sofrer no dia a dia porque o Fidel é que era o revolucionário, que defendia o seu povo, que desenvolvia Cuba, blá, blá blá.
Hipocrisia enfadonha debitada do alto do luxo capitalista com total desprezo pelo sofrimento do triste povo cubano!
Mais uma vez rendemos homenagem sentida aos presos políticos cubanos que tiveram a coragem de gritar por democracia e liberdade, e acabar com a fome e a miséria!
http://www.payolibre.com/presos.htm

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Os Golpes da Bolsa

No dia 9 de Março de 2007, a corretora Lisbon Brokers aconselhou a compra de acções do BPI.

No dia seguinte, Joe Berardo comprou 297.441 acções; Patrick Monteiro de Barros um milhão; Ruby Capital um milhão; e Leonardo Martins 141.500.
No dia 13, voltam as compras, logo de manhã:
Joe Berardo: 956.027; Leopoldo Martins 490 mil.

Nesse dia 13, pelas 15,30 h, o BCP ( PTP) anuncia o lançamento da OPA sobre o BPI.
As acções do BPI são suspensas e retomada a sua negociação às 16,10 h.

Aqueles clientes da corretora vendem tudo, obtendo as seguintes mais-valias:
Berardo:940.187,42 €; Patrick Monteiro de Barros: um milhão e 70 mil €; Ruby Capital: 705.274 € e Leopoldo Martins: 428.825 €.

Dia 10 foi sexta-feira e 13 segunda-feira.

Instaurado processo-crime por participação da CMVM, o DIAP arquivou porque não foi possível comprovar que alguém tenha avisado da OPA e, portanto, dos possíveis ganhos.
E assim se percebe porque Joe Berardo falava sempre grosso para os media, visita assídua das TVs, e crítico, por vezes mal criado, de Jorge Jardim Gonçalves.

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18.3.08

A Tragédia do Tibete

Um milhão e duzentos mil mortos!
É este o número impressionante que a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional aponta como vítimas tibetanas desde a invasão Chinesa mais mortífera em 1956!
É caso para perguntar: como foi possível a comunidade internacional "estar calada" perante tamanha tragédia? E os grandes meios de comunicação social?
É que durante estes anos todos era "obrigatório" culpar os EUA de tudo: Vietname, Chile...
E os verdadeiros tiranos/assassinos esfregavam as mãos de contentes porque o "anonimato" lhes dava rédea solta para matar à vontade; no caso da China, foram 70 milhões de chineses e mais os tibetanos.

Dos "media" outra coisa não se esperava: intoxicados com as paranóias anti-americanas, quando é que denunciaram,nestes anos todos, este genocídio? E em Portugal ainda são piores:ontem, os massacres no Tibete eram primeira página dos grandes jornais europeus; por cá, era assunto de pouca importância:a hipocrisia e o desdém por quem sofre no seu melhor!
Neste aspecto, pelo que se tem observado, a TSF e o JN atingem o máximo do cinismo, chegando a dar mais credibilidade à propaganda do regime comunista chinês do que em relatar a verdade dos factos.E depois, arrogam-se o anti-fascismo, a democracia, a liberdade: como diz o povo, é preciso ter lata.
Obcecados com o Iraque e a Palestina, seguindo a herança de Goebbels, deitam para o baú do esquecimento o drama do Tibete.

Sem qualquer prazer, mas com algum orgulho, este blog já alertara para a actual tragédia aqui.Infelizmente!

O Tibete tem cultura, língua, História bem diferente da Chinesa: não há qualquer fundamento para a invasão, ocupação e destruição da nação tibetana.
Resta-nos, em todo o Mundo, apoiar os Tibetanos para se livrarem do jugo Chinês.

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Às vezes...






o mundo ganha outra cor, outra dimensão quando nos "lembramos" que não somos só nós, as "nossas coisas", os nossos ideais, o que nos cega.

e se não sorrimos mais vezes é porque nos esquecemos que os outros estiveram sempre lá. quer se queira ou não.

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Avaliação de professores (XII)

Esta notícia apenas vem confirmar que todo o processo de avaliação foi implementado de pernas para o ar. A teimosia e cegueira da ministra a isso levaram. Começar a avaliação a todo o custo...só depois dar formação aos avaliadores e avaliados.

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17.3.08

Avaliação de professores(XI)

Quando o ministério da educação admite este processo de avaliação, as consequências podem ser estas. Ou como quem brinca com o fogo se pode queimar.

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Afinal, somos um País rico, de excessos.

... porque há coisas que me transcendem, que não quero compreender, que me irritam.

desta vez, o excesso de produção de batata, um grupo de produtores que não sabe que destino dar ao produto e um hipotético número de famílias a passar fome - imagino eu, com tanto desemprego! - vendo todos aqueles tubérculos apodrecendo, amontoados num armazém. tudo porque existem acordos, regras, papéis assinados e números, muitos números ditados por directrizes superiores.

e porque às vezes penso,:) pensei, ora pois, nas campanhas para recolha de alimentos contra a fome, nos pedidos que são feitos aos vários níveis para suprimir dificuldades de outrém. mas acabei por suspirar de alívio: afinal a fome não existe, Portugal é rico. a prová-lo, este desperdício de alimentos, simplesmente porque há muito.
ou muita falta de boa vontade. tanta instituição de idosos e de crianças subsistindo com dificuldades, vivendo de donativos...
ainda que seja tudo justificado pela economia e pela UE, para mim fazem sentido as pessoas e o seu bem-estar. o resto são gargalhadas de gozo na face dos eleitores cuja realidade é a sua, vivida.
porque a barriga, o choro dos filhos com fome não compreendem regras, estratégias económicas destas.

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16.3.08

Estado da Educação

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, deu uma entrevista ao Correio da Manhã. E diz quase tudo sobre o sentir dos professores e o embuste que é este sistema de avaliação que nos querem impor. Pode ler lida, na íntegra, aqui.
Destaco
  • "A questão prende-se com o objectivo da avaliação. Uma avaliação, em nossa opinião, deve sobretudo ser orientada para melhorar a qualidade do desempenho dos professores e daí melhorar a qualidade do ensino. Por isso mesmo nós achamos que deve ser uma avaliação sobretudo de matriz formativa."

Registo de interesses: sou professor, não sou comunista nem hooligan (mas se apanhasse o senhor Rangel atirava-lhe com uma matraca), não pertenço à Fenprof, sou sócio nº 12475 do sindicato nacional dos professores licenciados.

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Encontro...

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Entre nós...



deste-me o ombro acolhedor das tuas palavras numa noite que não se adivinhava nossa e fomos o que nos apeteceu ser, incógnitos, secretos fugitivos dos olhares humanos, partilha de ser e estar, numa vontade de saber quem está do outro lado.

trocámos beijos de experiências e de nós, nesse calmo alívio das almas atormentadas que procuram e, no entanto, sabem de si, só não sabem se é o certo que os guia...
e soltei-me nas palavras que te disse, fui Eu, na amargura que não se expõe mas que tu soubeste ler e, sem medos, confiante, dei-te a minha Dor...

e tudo sem fazermos perguntas nem procurarmos respostas. nós simples, entregues ao outro, olhos nos olhos.

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Um talento com 11 anos (2006)... por curiosidade.

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15.3.08

Avaliação de professores (X)

O processo de avaliação dos professores vai de mal a pior. Quando as coisas são feitas de modo atabalhoado, dificilmente se corrigem. O decreto-lei 2/2008 estabelece as regras a que deve obedecer a avaliação. Pressionada por todos os lados, a ministra parece uma barata tonta. Temendo perder a face, sobretudo junto de alguma opinião pública e de outra publicada, admite tudo desde que veja uma escola -uma que seja - a iniciar esse processo. Nem que tenha que alterar as regras. Mas isso é o que tem feito quase desde o início. Abdica de tudo em nome de uma arrogância e autoritarismo há muito ausentes da vida política. A última de que se lembraram os sábios da 5 de Outubro foi admitir "avaliação diferenciada".
  • Numa escola, conclui-se que é impossível assistir a aulas de professores...aceite-se!
  • Numa outra, decide-se não relevar o abandono escolar...ratifique-se!
  • Naquela, os resultados escolares dos alunos não são tidos em conta...por que não?!

Confrontado com esta desigualdade de critérios, o Pedreira [palavra derivada de pedra=calhau], afirma:

  • "desigualdade é o risco que existe de se dar a autonomia às escolas".

Admite, até, a possibilidade de, em cada escola, chegar-se a acordos individuais com os docentes a avaliar.

  • Senhor-coordenador-professor-titular, tenho uma turma problemática...não me vá assistir a uma aula. Então se for ao último tempo da tarde, nem pensar - dirá o avaliado para o avaliador. Depois pago-lhe um café.
Parafraseando o primeiro
  • Porreiro, pá!

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Leonardo da Vinci dos tempos modernos

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14.3.08

Cordão Humano na ESEN

(A foto foi-me cedida pelo colega do aijesus. Clicar para uma melhor visualização.)


Conforme o previsto, os professores da Escola Secundária de Emídio Navarro,Viseu, formaram, hoje, por volta das 10 horas, um cordão humano em frente à Escola. Para repudiarem a política seguida pela sinistra ministra. A grande maioria esteve presente. E demonstraram o que devem ser os professores


  • solidários

  • conscientes

  • actuantes

  • determinados

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Podridão Moral das FARC

Luís Eládio Péres, recentemente libertado pelas FARC, denunciou os vexames porque passa Ingrid Betancourt na selva humana e natural dos narco-terroristas.
Revelações verdadeiramente repugnantes!

Os terroristas filmam Ingrid, nua, quando faz as necessidades e, depois, masturbam-se!

E, pior ainda, alguns reféns tentaram violá-la!!!

Luís Eládio não quis dizer nomes; mas a sua vida continuará a correr perigo, seguramente.

Ver mais em:
http://www.marthacolmenares.com/

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Avaliação de Professores (IX)

Excelente crónica de Filomena Mónica no jornal Meia-Hora.

  • Alguns comentadores que respeito têm defendido a avaliação proposta por Maria de Lurdes Rodrigues com base em que é preciso acabar com a bandalheira que se vive nas escolas, a qual teria contribuído para que o país apareça num lugar vergonhoso nas estatísticas internacionais. Para eles, alguém que diz, com ar firme, ser necessário avaliar os professores tem necessariamente razão. Mas avaliar professores é diferente de emitir juízos sobre empregados de empresa, funcionários públicos ou gestores de topo. Nestes casos, há objectivos definidos – vender cadeiras, carimbar papéis ou arrecadar lucros – o que não se passa no caso das escolas. Estas servem para transmitir conhecimentos e, numa perspectiva optimista, contribuir para a formação de homens e mulheres mais cultos, o que não é mensurável. A visão mecanicista da escola – como se de um conjunto de peças de Lego se tratasse – é errónea. Há ainda – e isto é crucial – o problema da competência pedagógica. É fácil conferir se os docentes faltam, se chegam atrasados ou se corrigem os testes. O mesmo se não pode dizer dessa qualidade, mais ou menos mística, a capacidade para ensinar, que as faculdades de Ciência da Educação – uma das pragas dos tempos modernos – são supostas transmitir. Não é através da observação directa, nem, muito menos, de grelhas imbecis que lá se chegará. Depois de ter assistido à manifestação de sábado – sim, fui lá, embora na qualidade de repórter – discuti a questão com algumas pessoas. A maioria estava atónita que eu, desde há muito vista como uma meritocrata a outrance, defendesse aquela cambada de preguiçosos manipulados pelos sindicatos. Além de isto ser uma caricatura, é irrelevante. O que está em discussão não é a existência de maus professores, mas se é possível detectá-los com a engenharia que a ministra montou.
    Não, não é.

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13.3.08

O Nosso Mundo Na WEB

"Não tenho nenhum problema.Dezassete horas por dia na Internet é normal."
Disse Lee Chang-hoon, de 15 anos, ao New York Times.

Três dias depois era internado na "Jump Up Internet Rescue School"--em inglês.
Na Coreia, 90% das casas têm banda larga, o uso da Web tornou-se obsessivo( nada semelhante connosco...), e alguns adolescentes já morreram de exaustão.
O Governo tratou de construir 140 centros de ajuda a "dependentes", a inserir programas de recuperação em mais de cem hospitais, e agora, este acampamento.
Durante os 12 dias de internamento, grupos de 18 doentes-até agora só rapazes- são vigiados 24 horas por dia e preenchem o tempo com circuito de exercícios físicos, terapia de grupo e sessões de poesia (Camões?) e música.
O objectivo é criar ligações emocionais dos jovens com o mundo real e enfraquecer os laços com o virtual.
Estima-se que na Coreia haja cerca de 250 mil adolescentes, com menos de 18 anos, com vício profundo na Internet.

Trata-se, como é óbvio, da Coreia do Sul; na do Norte talvez nem haja computadores e muito menos banda larga...

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Cordão Humano

Amanhã, sexta-feira, às 10horas, cordão humano, na Escola Secundária de Emídio Navarro.

  • Contra a prepotência

  • Contra este sistema de avaliação

  • Contra o desrespeito pelos professores

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Por que não te calas?

"A avaliação é muito importante para distinguir o mérito.
Essa é talvez a sua principal função – poder distinguir os melhores professores, que são dedicados aos alunos e às escolas, que obtêm bons resultados com os alunos.
As escolas não dispõem de instrumentos que lhes permitam distinguir e premiar os melhores professores.
Este é o principal objectivo da avaliação, a qual, aliás, existe em todas as organizações."
Ministra da Educação, in Fórum TSF
  • Se é verdade o que a senhora ministra diz, por que razão o estabelecimento de quotas? Não deveria ser o próprio sistema de avaliação a gerar esses critérios de Excelência?


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Marcelo Caetano e Ramos-Horta

Marcelo Caetano quis matar José Ramos-Horta!
Nem mais.
Segundo revelou o jornal australiano "Age", Arsénio Ramos-Horta, irmão de José, garantiu que o Presidente da República de Timor-Leste viu quem o quis matar, nem mais nem menos do que um militar chamado Marcelo Caetano!
Marcelo Caetano encontra-se fugido nas montanhas de Timor, suspeitando-se que integra o chamado grupo de Gastão Salsinha.
Arsénio acrescentou que Marcelo deve ser julgado, o que só fica bem num Estado que se quer democrático. Esperemos que seja encontrado e levado a tribunal...e que Ramos-Horta recupere.

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12.3.08

Casa Pia: os Golpes Sujos do PS e do Governo

No julgamento que está a decorrer do processo intentado por Paulo Pedroso contra o Estado ( por suposta prisão preventiva ilegal) apareceu um documento-memorando, elaborado por Catalina Pestana e endereçado ao Ministro José Vieira da Silva, ou, mais propriamente,apareceu nas mãos de Celso Cruzeiro, advogado de Paulo Pedroso!
Leram bem: o Chefe de Gabinete do Ministro fez o favor de dar/emprestar/seja lá o que for ao advogado um documento oficial, que este utilizou em julgamento, sem informar os Juízes nem a parte contrária.
Obviamente, a Juíza-Presidente mandou extrair certidão para se iniciar um outro processo de averiguações para se saber como o documento-voador tinha ido parar ali.
Estes factos só demonstram:
-Falta de sentido de Estado destes membros do Governo;
-Utilização de documentos oficiais para fins particulares e, mais grave, contra o próprio Estado;
-O Gabinete de Vieira da Silva tonto como uma barata, ora sendo do Governo, ora detective particular a soldo do "camarada" Paulinho;
-O PS e o Governo têm um medo incomensurável do processo Casa Pia.

A notícia foi avançada em primeira mão pelo SOL-Felícia Cabrita e Ana Paula Azevedo.

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As FARC e Hugo Chávez

As Forças Armadas da Colômbia bombardearam um acampamento das FARC que se situava em território do Equador e mataram o nº 2 da organização narco-terrorista "Raúl Reyes".
O Equador não gostou e enviou tropas para a fronteira; parece que a presença dos terroristas no seu território não incomodava Rafael Correa, mas temia uma "invasão" Colombiana.
E logo Hugo Chávez encheu o peito e enviou dez batalhões para a fronteira com a Colômbia: mas se o problema era entre o Equador e a Colômbia, porquê esta fanfarronice de Huguito?
Claro, para se armar em Bolívar, "chefe da América Latina", supostamente sob a ameaça dos EUA, embora Bolívar não tivesse combatido os EUA.
O problema surgiu quando no computador de "Reyes" apareceram provas de que Chávez alimentava os terroristas( assim classificados pelos EUA e UE), que se deslocavam à vontade na Venezuela, onde tinham acampamentos e treinos.
Uribe ameaçou Huguito com os Tribunais Internacionais; foi o suficiente para o acalmar e mandar retirar as tropas da fronteira.
Ao fechar a fronteira entre Venezuela e Colômbia, Chávez provocou graves prejuízos nos comerciantes que vivem do comércio local, que não preocuparam Huguito.
Sobre os negócios entre Chávez e as FARC, ver a ligação.

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TIBETE 49 Anos Depois

Em 10 de Março de 1959,as tropas chinesas invadiam e ocupavam o Tibete, perseguindo e massacrando quem tinha a coragem de enfrentar os tanques- como em 1989 na Praça Tian an men.
A comunicação social praticamente nem se referiu à invasão, obcecada que está com a Palestina e o Iraque. Esperemos que no próximo ano, quando se "comemorarem" 50 anos da invasão e ocupação, o silêncio criminoso não prevaleça sobre a verdade histórica.
Muitos refugiados tibetanos, que fugiram para a Índia, iniciaram uma caminhada a pé, de protesto pelas graves violações dos direitos humanos no Tibete, e que os Jogos Olímpicos de Pequim surjam como alerta que obrigue o Partido Comunista Chinês a respeitar as pessoas e os valores Tibetanos.
Desde Dharamsala, na Índia, onde se refugiou o Dalai Lama, já percorreram mais de 20 Kms; a caminhada vai demorar seis meses.
Tsewang Rigzin, líder do Congresso da Juventude Tibetana, disse que apenas querem regressar ao seu país, caminhando a pé, de forma pacífica, para tentar pôr fim ao sofrimento dos tibetanos.
Os tibetanos não se fazem explodir em Pequim, nos autocarros e mercados: não chamam a atenção do Mundo por meios bárbaros; isso fica para o terrorismo islâmico.
Por isso mesmo, deveria merecer mais atenção dos "media" e políticos.
Mas a comunicação social do Ocidente da Europa está mergulhada na lama da hipocrisia até à raíz dos cabelos.

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Espero por ti...





és uma parte da minha Vida na outra parte que ainda me resta.

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11.3.08

Abraço.


diz-me...

serias tu capaz de me mimar,
de me amar até ao âmago da minha Dor,
aquela que transparece no olhar,
neste sorriso triste no canto dos meus lábios...

diz-me...

até onde iria a tua loucura que me prometes cada noite,
sombra que procuro e que não distingo,
que vive apenas no fluir das tuas palavras...

diz-me...

se o teu abraço seria tão forte
que me ergueria deste sentido nulo da vida,
sorrisos de todos os dias, ao acordar,
suspiros e beijos de todas as noites, no mais amar, tu e eu...

diz-me

se o teu ser hastearia bandeira sobre o meu corpo,
não como conquista mas como amor,
aquele feito das intenções do querer bem,
porque se deseja, porque és feliz comigo.

diz-me... ou não me digas.

abraça-me só.
almàjanela

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Björk

Na sequência do post anterior, esta canção de Björk

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Bjork- A Voz e a Coragem

Bjork é uma cantora carismática, de causas.
Há poucos dias, em Pequim, num concerto,pediu em Inglês( em chinês não deve ser fácil...) a independência para o Tibete!
É muito provável que tenha custos esta posição corajosa: talvez os seus discos sejam proibidos na China e com certeza não poderá lá voltar!
Mas mostrou como é diferente dos políticos e "media" europeus, sempre de cócoras perante a ditadura comunista Chinesa; recentemente, foi Steven Spielberg quem recusou assessoria aos Jogos Olímpicos de Pequim.
Pode a China aplicar a exploração selvagem dos trabalhadores em nome de um crescimento económico cego; de prender os que pedem liberdade e democracia; de apoiar regimes ditatoriais genocidas como a Coreia do Norte e o Sudão; de ocupar e matar as aspirações do povo Tibetano; a Europa -com honrosas excepções como Angela Merkel- corajosamente fecha os olhos, assobia para o lado e cala-se.
E se os políticos podem invocar razões de Estado( embora não totalmente aceitáveis...), os media não têm desculpa:
A comunicação social do Ocidente da Europa vive enterrada na lama da hipocrisia até à raíz dos cabelos!

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Vitória de Zapatero

Um parêntesis nos posts sobre Avaliação para um pequeno comentário sobre as eleições em Espanha.
1º Zapatero ganhou, mas sem maioria absoluta-embora ficasse lá perto.
2º Deslocação do sentido de voto para a Direita!
Zapatero subiu 1,1% em relação a 2004.
A esquerda perdeu vários deputados: os comunistas da IU desceram de 5 para 2; a Esquerda Republicana de Catalunyia desceu de 8 para 3.
O Partido Popular subiu 2,5% de 148 para 154 deputados.
Ou seja, Zapatero tirou votos à extrema esquerda e perdeu para o centro e o PP.

As políticas radicais de Zapatero-que provocaram a saída de políticos de referência como Rosa Diez eleita no UPD- contra a família, a favor dos homossexuais teve o seu preço.
Como a situação económica se degrada( e os socialistas em regra não sabem gerir crises económicas...), adivinha-se o fim de Zapatero daqui a 4 anos.
E ao contrário de muitos analistas, creio que Rajoy tem hipóteses de ganhar; o PP não precisa de um político "centrista".
Sobre o atentado da ETA, escreveremos noutro post.

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Parar esta "avaliação"!

O texto abaixo transcrito chegou-me por mail. Pela actualidade do tema, deixo-o à consideração dos leitores.
Os professores do Departamento de Línguas e Literaturas, da Escola Secundária D. Maria II, Braga, na sua reunião ordinária de hoje, 5 de Março, abordaram, inevitavelmente, o modelo de avaliação que nos querem impor. Após demorada,participada e viva discussão, os respectivos professores decidiram redigir eaprovar o documento que, de seguida, transcrevo na íntegra:
-Atendendo a que, sem fundamento válido, se fracturou a carreira docente em duas: professores titulares e não titulares;
- Atendendo a que essa fractura se operou com base num processo arbitrário, gerando injustiças inqualificáveis;
-Atendendo a que os parâmetros desse concurso se circunscreveram, aleatória e arbitrariamente, aos últimos sete anos, deitando insanemente para o caixote do lixo carreiras e dedicações de vidas inteiras entregues à profissão;
- Atendendo a que, por via de tão injusto concurso, não se pode admitir, sem ofensa para todos, que seguiram em frente só os melhores, e que ficaram para trás os que eram piores;
- Atendendo a que esse concurso terá repercussões na aplicação do assim chamado modelo de avaliação, já que, em princípio, quem por essa via acedeu a titular será passível de ser nomeado coordenador e, logo, avaliador;
- Atendendo a que, por essa via, pode muito bem acontecer que o avaliador seja menos qualificado que o avaliado;
- Atendendo a que o modelo de avaliação é tecnicamente medíocre;
- Atendendo a que o modelo de avaliação é leviano nos prazos que impõe;
- Atendendo a que o modelo de avaliação contém critérios subjectivos;
- Atendendo a que há divergências jurídicas sérias relativas à legitimidadedeste modelo;
-Atendendo a que o Conselho Executivo e os Coordenadores de Departamento foram democraticamente eleitos com base nas funções então definidas para esses órgãos;
- Atendendo a que este processo, a continuar, terá que ser desenvolvido pelos anunciados futuros Conselhos de Escola, Director escolhido por esse Conselho, e pelos Coordenadores nomeados;
Nós, professores do Departamento de Línguas, da Escola Secundária D. MariaII, não reconhecemos legitimidade democrática a nenhum dos órgãos da escola para darem continuidade a um processo que extravasa as funções para as quais foram eleitos;
Mais consideram que:
- Por uma questão de dignidade e de solidariedade profissional, devem, esses órgãos, suspender, de imediato, toda e qualquer iniciativa relacionada com a avaliação;
- Caso desejem e insistam na aplicação de tão arbitrário modelo,devem assumir a quebra do vínculo democrático e de confiança entre eles próprios e quem os elegeu, tirando daí as consequências moralmente exigidas.
Notas:
1 - Dos 22 professores presentes, 21 votaram favoravelmente e 1 votou ccontra;
2 - Para além de darem conhecimento imediato deste documento aos órgãos, ainda democráticos, da escola, os professores decidiram dá-lo a conhecer a todos os colegas da escola;
3 - Decidiram também dar ao documento a maior divulgação pública possível, e enviá-lo directamente para outras escolas e colegas de outras escolas;
4 - Pede-se a todos os professores que nos ajudem na divulgação deste documento, e que o tomem como incentivo e apoio para outras tomadas deposição;
5 - Este documento ficou, obviamente, registado em acta, para que a senhora ministra não continue a dizer que nas escolas está tudo calmo, e que só se protesta na rua;
6 - A introdução e as notas são da minha exclusiva responsabilidade;
7 - Tomo a liberdade de agradecer com prazer aos professores da Escola Secundária D. Maria II, Braga, e principalmente às mulheres, as mais aguerridas, pelas posições firmes que têm assumido, e por rejeitarem qualquer outro lugar que não seja a linha da frente da luta pela dignidade docente. É um orgulho estar entre vós.
António Mota,
Escola Secundária D. Maria II, Braga

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O Correio da Manhã na ESEN



O Correio da Manhã traz hoje uma reportagem sobre o ambiente que se vive nas Escolas, na sequência da manifestação de sábado passado. Entre as visitadas, encontra-se a Escola Secundária de Emídio Navarro,Viseu, meu local de trabalho.
A foto, de primeira página, mostra alguns colegas a dirigirem-se para a sala de aulas.

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10.3.08

A isto chama-se chantagem!

Vendo que, a cada dia que passa, se torna mais difícil implementar a avaliação de desempenho de professores, seja pela oposição dos professsores, seja pelos prazos irrealistas que impôs, a ministra da educação vem com a chantagem sobre os mais frágeis, os professores contratados. A três meses do final do ano lectivo, quer, com a razão da força, ameaçar estes docentes com a perda do posto de trabalho. Isto é, aquilo que, em situações normais, levaria um ano lectivo a realizar - a avaliação- pretende que se concentre no último período. A ler no DN.

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Revista da imprensa

“O sistema de avaliação é a dissolução da autoridade e da hierarquia (...) É um programa de desumanização da escola e da profissão docente. Este sistema burocrático é incapaz de avaliar a qualidade das pessoas e de perceber o que os professores realmente fazem. É uma cortina de fumo atrás da qual se escondem burocratas e covardes, incapazes de criticar e elogiar cara a cara um profi ssional.”
António Barreto, in Público

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Novo verbo - socratear

A colaboradora Almàjanela tem dado um contributo generoso para o bom uso da língua portuguesa. Hoje aqui fica mais um verbo que vem enriquecer a pátria língua.
  • SOCRATEAR [Do analfabeto SÓCRATES]: Verbo totalmente irregular de estranha conjugação.
  1. Ocultar ou encobrir com astúcia e safadeza;disfarçar com a maior cara de pau e cinismo.
  2. Não dar a perceber,apesar de ululantes e genuínas evidências; calar.
  3. Fingir, simular inocência angelical.
  4. Usar a dissimulação; proceder com fingimento, hipocrisia.
  5. Ocultar-se, esconder-se, fugir da responsabilidade.
  6. Atingir sempre o amigo ou inimigo mais próximo, sem dó nem piedade(antes ele do que eu).
  7. Encobrir, disfarçar, negar sem olhar para as câmaras e nos olhosdas pessoas.
  8. Defraudar, iludir.
  9. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade, acreditar que os fins justificam os meios.
  10. Viajar com dinheiro público.

( um beijo à Rosa Duarte)

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Exactamente porque o 8 de Março já passou...



e, acreditem, somos assim todos os dias, sem hora ou premeditação.




tenho este mau-feitio por natureza...
simplesmente não suporto dias comemorativos disto ou daquilo.
soa-me, cheira-me a falsidade, oportunismo, negócio, aparato, protocolo, conveniência... é como o Amor com hora marcada.
redutor.

como sabe bem uma rosa inesperada, um jantar fora sem comemoração, só porque apetece... só porque se gosta e não porque se espera que se goste.

se somos todos os dias, por que não podem olhar-nos como se existissemos realmente todos os dias?

um viva, pois, a todos esses dias em que ninguém repara, àqueles em que também estamos.

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Amazing Adagio, believe me...!






sem palavras antes e pelas que não se conseguem dizer no depois... ;)


com um beijinho de excelente semana!

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Receituário - Língua V

O que se ouve e lê por aí...

"... este tipo de investimentos não podem ser vistos como uma subtracção..."

o sujeito da proposição é "este tipo" e não "investimentos".


"... este tipo de investimentos não pode ser visto como uma subtracção..."

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No entanto, diga-se: "... investimentos deste tipo não podem ser vistos..." pois o

"tipo" deixa de ser sujeito para passar a ser "investimentos".


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Com o tempo...!



Nada como o tempo!

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa,
você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!"

O amor é igual a uma borboleta, quando você tenta pegá-la, ela foge, mas quando você ta distraído, ela vem e pousa em você!!!!!!!!!!!!!!

Mário Quintana



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9.3.08

Maior manifestação de professores


Foi a maior manifestação de sempre de um grupo profissional alguma vez realizada em Portugal. A condenação de uma política que renega aos professores o direito a pensar. Esta ministra não tem o direito de continuar a ultrajar e a menosprezar os professores. Como ontem proclamámos, a uma única voz

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6.3.08

O strip do primeiro para a aventesma...

Vale a pena abrir a ligação abaixo indicada...e riam...

http://www.jibjab.com/sendables/view/0V6bArFKtqywRvqprP0d2Y9d

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Avaliação de Professores (VIII)


Neste processo de avaliação de desempenho dos professores, tem havido muita demagogia e desinformação. Um amigo aqui do lado fez-me chegar um mail de uma professora de Língua e Cultura Portuguesas no Estrangeiro. Nesse texto, a colega compara sistemas vigentes em dois países europeus. Aqui ficam alguns dados referentes à Alemanha:
- Têm, de 6 em 6 anos, uma aula ( 45 minutos) assistida pelo chefe da Direcção escolar. Essa assistência tem como objectivo a subida de escalão.
- Depois de atingido o topo da carreira, acabaram-se as assistências e não existe mais nenhuma avaliação. Não existe nada semelhante ao nosso professor titular. Sempre gostava de saber onde foi o ME buscar tal ideia.
- Existem, claro, quadros de escola. Não existe diferença entre horas lectivas e não lectivas. Os horários completos variam entre 25 e 28 horas semanais.
- As reuniões para efeito de avaliação dos alunos têm lugar durante o tempo de funcionamento escolar normal,nunca durante o período de férias. Sempre achei um pouco preverso os meninos irem de férias e os professores ficarem a fazer reuniões...
- Tanto na Alemanha como na Suíça, França e Luxemburgo, durante os períodos de férias as escolas encontram-se encerradas! Encerradas para todos, alunos, pais, professores e pessoal de Secretaria! Os alunos e os professores têm exactamente o mesmo tempo de férias. Não existe essa dicotomia idiota entre interrupções lectivas, férias, etc. As escolas não são centros de recreio nem servem para "guardar" os alunos enquanto os pais estão a trabalhar.
- Nas escolas de Ensino Primário as aulas vão das 8.00 às 13 ou 14 horas.
- Nos outros níveis começam às 8 .00 ou 8.30 e terminam às 16.00 ou, a partir do 10° ano,às 17.00.
- Total de dias de férias por ano lectivo : cerca de 80 ( pode haver ligeiras diferenças de estado para estado)
- Os trabalhos de casa existem e são para serem feitos. Absolutamente inconcebível que um encarregado de educação declare que o seu filho/filha não tem nada que fazer trabalhos de casa, como acontece, ao que sei, em Portugal.
-É terminantemente proibido os alunos terem os telemóveis ligados e utilizarem- nos durante as aulas. As penas para tal são, primeiro aviso aos pais, depois confiscação do telemóvel; e, por fim, multa.
Alguns dados relativos à Suíça:
- Na Suíça, tal como na Alemanha, os professores só são assistidos durante o período de formação e para subida de escalão. Durante os períodos de férias as escolas encontram-se, como na Alemanha, encerradas. Os horários escolares são semelhantes aos da Alemanha.
- Até ao 4° ano de escolaridade, inclusive, não há aulas de tarde; às quartas-feiras, terminam cerca das 11.30.
- No início das aulas, os alunos cumprimentam o professor, apertando-lhe a mão e despedem-se do mesmo modo.
- Claro que não há 28 ou 30 alunos numa classe, mas no máximo 22.
- O telemóvel tem de estar desligado durante as aulas.
- É dada grande importância aos trabalhos de casa. A não apresentação dos mesmos implica descida de nota final. Total de dias de férias : cerca de 72 ( pode haver diferenças de cantão para cantão).

Quanto a vencimentos:
-Só uma pequena comparação ... na Suíça, um professor do pré- primário, no topo da carreira, recebe 5.200 francos mensais líquidos ( cerca de 3.400 euros), mais ou menos o dobro do que vence um professor em Portugal no topo da carreira.....

- Caras / Caros colegas: Espero não ter abusado da vossa paciência com a minha exposição. Porém, acho que ficou claro que, se o ensino em Portugal se encontra em péssimo estado, a culpa não é dos professores, mas sim de um ME vendido aos empresários, que tem como objectivo actual a quase extinção da escola pública, para que a mesma produza analfabetos funcionais, que trabalharão sem caixa médica e sem subsídio de férias , porque nem sabem o que isso é, e se souberem, não poderão reclamar porque não saberão escrever uma carta em termos.... Isto para não mencionar as massas que se entregarão à criminalidade, prostituição, etc. Um grande abraço para todas /todos da colega, Teresa Soares

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Pas de Mots...





depois deste, já disse tudo por hoje...

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Pedofilia:Maria José Morgado Desmente Ferro Rodrigues

Eduardo Ferro Rodrigues intentou acção-crime contra Ferreira de Sousa, Presidente do CIDEC (Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos) do ISCTE em 1994, por, em 2004, o ter chamado "grande mentiroso" ao negar que tinha conhecimento de abusos sexuais na Casa Pia.
Ferreira de Sousa garantia que, em 1994, tinha relatado a Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso e José Vieira da Silva-actual Ministro do Trabalho-, também dirigentes do CIDEC, que um antigo funcionário( Osvaldo Moleirinho ex-casapiano) lhe contara que tinha sido abusado sexualmente quando estava na Casa Pia.
Ferreira de Sousa arrolou como testemunhas Maria José Morgado e José Saldanha Sanches.Na terça.feira, Maria José Morgado disse aos Juízes do 6º Juízo Criminal que tomara conhecimento dessas denúncias pelo marido Saldanha Sanches, tendo-as encaminhado para a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa do Ministério Público.
Garantiu que agiu assim “porque era sua obrigação”.
Maria José Morgado é, actualmente, Directora do DIAP-Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.
Não serão estes factos demasiado graves para que os visados repensem os cargos públicos que ocupam?

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Promete-me...


Na forma simples e desenhada do teu sorriso, prometeste-me o Infinito.

E era urgente que eu acreditasse.

Saída das profundezas da vida, esquecida e relegada para um segundo plano, produto da representação de uma vida vazia, faltavam-me o ar, o amor, o sentimento.

E foste tudo isso para mim, com o teu riso, com o teu olhar semeando doçura no meu, as tuas mãos sonhando este corpo seu, tudo isto enquanto me apertavas a mão.

Mostraste-me o teu gesto de amor, o teu beijo, revelaste-me a cor que as estrelas ganhariam enquanto eu as olhasse, enleada nos teus braços…

E eu decidi-me, surda, cega ao que me rodeava. Libertei-me da liberdade opressora que não era minha, afinal, e deixei-me sucumbir aos teus sinais, às tuas palavras que rimavam com o calor dos meus beijos.

E é ainda assim, cada dia, um atrás do outro, o meu ser suspenso do teu riso, do teu olhar, do teu querer que me enleva e me repete que não o deixe.


Como poderia eu?
almàjanela

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Receituário - Língua IV





Alguns erros de linguagem mais frequentes...



Legenda - Não se diga; Diga-se.


Fazem cinco anos que[...] Faz cinco anos que [...]

Aluga-se casas. Alugam-se casas. (embora correcta gramaticalmente, fui informada por um dos colaboradores deste blogue que, juridicamente, não se deve utilizar o verbo "alugar" mas sim "arrendar". fica a ressalva e a prova de que estas mentes estão, são despertas :-)))

Precisam-se de operários. Precisa-se de operários.

Procura-se empregados. Procuram-se empregados.

Não passavam das 8 da manhã quando [...] Não passava das oito da manhã.

Não sabiam aonde ele estava. Não sabiam onde ele estava.



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Avaliação de Professores (VII)

(Clicar na imagem para melhor visualização)

Este organigrama ilustra, de forma clara, o labiríntico processo de avaliação que querem impingir aos professores.
Agradeço ao amigo Aijesus a disponibilidade que mostrou ao ceder-me o documento para publicação.

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O serviço da RTP

A RTP, serviço público, por mais que tente, não consegue disfarçar os favores que faz ao poder, seja este ou outro qualquer. Nos últimos tempos, isso tem sido evidente no caso do ministério da educação. Após um primeiro programa de Prós e Contras, em que a ministra da educação não saiu com boa imagem, logo se realizou um outro, na semana seguinte, tentando, com as pessoas convidadas, fazer passar uma mensagem de apoio ao novo sistema de avaliação dos professores. Não correu como se esperava. Logo no início, ao ser confrontado com um organigrama-síntese das etapas desse mesmo processo, Lobo Antunes deu a machada final
  • Isto mais parece a linha do metro...linha azul, amarela, verde...

O programa poderia ter terminado ali. Mas a moderadora lá vinha, de novo, com a necessidade de avaliação, "como se faz em qualquer empresa privada".

Hoje, por volta das 21 horas, a última etapa desta ofensiva. A dois dias da maior manifestação que os professores alguma vez fizeram, a ministra vai à Grande Entrevista fazer passar uma mensagem que já parece requentada e sem qualquer novidade. Vai continuar a insistir em chavões, como a necessidade de reconhecer a Excelência, de premiar os melhores, de modificar o sistema de gestão. Com o sorriso complacente da jornalista de serviço, hoje Judite de Sousa.

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