28.6.07

É proibido rir!

A coisa está cada vez mais feia. Este país está a ficar cinzentão, o autoritarismo deste governo revela-se em atitudes impensáveis há uns meses atrás. A perseguição a tudo o que "jocosamente" refira qualquer membro do governo atinge uma escala sem precedentes, só comparável aos tempos do PREC. Agora a contemplada foi uma directora de um centro de saúde que não mandou retirar um cartaz com uns ditos sobre o ministro Correia de Campos. A notícia pode ser lida no Público. Talvez façam cada vez mais sentido as palavras ditas, já há uns tempos, por Jorge Coelho:
  • Quem se mete com o PS, leva!

Etiquetas: , ,

Professor Titular - Concurso

Grupo de professores reclama anulação de concurso
Cento e quinze docentes da Escola Secundária Eça de Queirós escreveram à ministra da Educação e ao Presidente da República. Em causa, critérios de avaliação de desempenho no concurso de acesso a professor titular.
Ler notícia completa aqui.

Etiquetas: ,

25.6.07

A D. Milu não tem emenda!

Com a realização dos exames nacionais do 12º ano, fui mais uma vez chamado para a correcção de provas. Os respectivos critérios de avaliação foram disponibilizados no sítio do Ministério da Educação e o trabalho de correcção das provas iniciou-se, no meu caso, na semana passada, mais precisamente na 3ªfeira, dia 19 de Junho. Hoje, recebi um telefonema da minha Escola a informar-me que deveria consultar, de novo, o sítio do Ministério porque os critérios de avaliação tinham sido alterados! Mas o Ministério continua a brincar com coisas sérias? E nada acontece a esta gente? A senhora directora regional de educação do norte não quererá abrir um processo disciplinar aos responsáveis?

Etiquetas: , ,

24.6.07

O inefável Chavez

Hugo Chavez, a última abencerragem da política internacional, ditadorzeco de meia-tijela, julga-se um homem importante e, mais grave ainda, providencial. Cada vez que visita o "irmão mais velho", Fidel Castro, não se coibe de transmitir as confidências de "El Comandante". Agora, numa daquelas manifestações típicas dos regimes ditatoriais, afirmou que ou ele ou a morte da "revolucion". Apesar dos 5 milhões e 600 mil venezuelanos que se inscreveram no partido do chefe, ainda se mostra pouco crente nos caminhos para os amanhãs que cantam...

Etiquetas: , , ,

Frase do dia

"O golo da vitória é melhor que sexo."
(Joe Berardo, empresário)

Etiquetas:

23.6.07

D.Milu

A D.Milu parece que anda a correr o país em segredo. Ninguém sabe quando chega, onde vai...Só uns quantos acólitos lhe preparam o terreno. Quem, como ela, afirmou que tinha a população consigo, estranha-se tal comportamento. Ou estará com receio que os pais lhe perguntem o porquê de mais um erro grave detectado num exame de Física e Química do 12º ano?
Mas tão grave como isso é o actual concurso para professor titular. Estou convencido que, após os resultados do concurso, muitos professores irão processar o ministério por considerarem que há inúmeras ilegalidades no mesmo. Tenho dúvidas sobre alguns procedimentos levados a cabo na minha escola. Espero mais uns dias para ser mais concreto. Entretanto, deixo esta ligação para um artigo que levanta questões pertinentes.

Etiquetas: , ,

Pinto da Costa e o calor da noite...

Ouvi há pouco o sr.Pinto da Costa na TV nos festejos de uma filial do FCPorto. Coitado do homem! Acossado cada vez mais pela justiça, parece um bonifrate numa qualquer representação paroquial. Quando alguém determinado pegou no processo Apito Dourado, a impunidade do homem começou a ser posta em causa. E como ele pensa que a melhor defesa é o ataque, dispara para todos os lados. Não responde objectivamente a nenhuma das acusações que lhe fazem. Dirão que isso fica para os tribunais. Mas, caramba, quem, como ele, apela à justiça divina e, deduz-se, não acredita na justiça dos homens, podia ser um pouco mais convincente na sua defesa. Mas estamos em Portugal e as cumplicidades no mundo do futebol são muitas e arrastam os processos no tempo. Por muito menos, em Itália, a toda poderosa Juventus perdeu o campeonato e desceu de divisão.
O jornal Expresso traz esta semana mais um exemplo da promiscuidade que existe no mundo do futebol e dos tentáculos que consegue estender a responsáveis pela aplicação da justiça. Ele que deixe de se escudar no cargo de presidente do FC do Porto e vai ser visita assídua de um outro que deixou rasto, o dr. Vale e Azevedo...

Etiquetas: , ,

22.6.07

Viseu, cidade-jardim


Um estudo recentemente realizado pela Deco considerou a cidade de Viseu como a melhor para viver. Vários itens foram tidos em conta para se chegar a essa conclusão. Entre eles, a segurança, a poluição, a habitação ou o emprego. Nos últimos lugares, encontram-se as cidades de lisboa, Porto e Setúbal.

Etiquetas: ,

A ponte dos camelos

Após Mário Lino ter afirmado que a margem sul não era mais que um deserto, o novo postal ficou assim ilustrado.
(Recebida por mail. Obrigado, vm)

Etiquetas:

21.6.07

Charrua, Sócrates e a bufaria

Marinho Pinto, ilustre causídico da cidade de Coimbra, assina hoje no jornal Público uma excelente crónica sobre o caso Charrua. Por não haver ligação, respigo aquilo que me parece essencial. Começando por referir que qualquer funcionário público tem o direito a ter conversas privadas nos seus locais de trabalho, condena o facto de um dos interlocutores do professor Charrua ter ido relatar o teor desse diálogo ao seu superior hierárquico.
  • "A natureza privada de uma conversa não depende do lugar onde a mesma tem lugar,mas sim do clima de reserva em que decorre."
Sabendo-se que a Constituição consagra o direito à livre expressão, advoga que esse direito não pode nem deve violar outros direitos com igual dignidade, um deles a "honra". Deste facto, não advém necessariamente um crime. Citando a Constituição, esclarece:
  • "as infracções cometidas no exercício destes direitos (de expressão e de informação) ficam submitidos aos princípios gerais do direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei."

Portanto, na sua perspectiva, "o direito disciplinar do funcionalismo público não pode ser usado para sancionar um funcionário, por, numa conversa privada, ter injuriado terceiros. Chegados aqui, conclui-se que Sócrates poderá reagir, mas no local próprio, isto é, nos tribunais, dando seguimento ao respectivo procedimento criminal pelo crime de difamação."

E acrescenta: "o cidadão José Sócrates, enquanto primeiro-ministro, tinha o dever de impedir que uma zelosa subordinada ( a directora da DREN) procedesse disciplinarmente contra um funcionário que alegadamente o ofendera numa conversa privada. Já que recusa a tutela penal, deveria igualmente recusar a disciplinar."

E esclarece o distinto advogado "O direito disciplinar existe para punir infracções disciplinares, ou seja, as que são cometidas por funcionários no exercício das suas funções. Mais. A Constituição da República Portuguesa não prevê(portanto, não permite) que as infracções cometidas no exercício do direito de expressão sejam apreciadas em sede do direito disciplinar."

Termina o seu artigo, afirmando que "É uma situação ignóbil(...) que urge banir definitivamente da sociedade portuguesa e da administração pública. E a melhor forma de o fazer é, para começar, não compactuar com as suas manifestações em nenhuma circunstância."

Se este caso me pareceu, desde o seu início, uma mera perseguição política levada a cabo por uma qualquer burocrata, mais ciente fiquei depois de ler o artigo do Dr. Marinho Pinto.

Etiquetas: , , ,

20.6.07

Demitam-se depressa!

  • Acuso os corações gelados que roubaram a uma colega a dignidade de morrer na paz possível e grito o que me vai na alma
1. O Tribunal Constitucional, em acórdão da semana passada, declarou inconstitucionais as trapalhadas de Valter Lemos, que propiciaram a repetição de exames do 12.º ano. Olimpicamente, contra tudo e contra todos, a ministra sustentou a tese do seu secretário de Estado. Foi cilindrada na Assembleia da República, onde ouviu até uma acusação de falta de dignidade intelectual. Em artigo que aqui escrevi em 31 de Julho de 2006, demonstrei a arrogância, o autismo e a incompetência com que o processo foi conduzido e previ as batalhas judiciais que se seguiram. Ao que julgo, foram 10 decisões dos tribunais sempre desfavoráveis ao Ministério da Educação, embora sistematicamente recorridas, que antecederam este acórdão. É impossível corrigir o mal feito. Não temos meio de ressarcir os 10.000 alunos prejudicados. Mas, em nome da dignidade do Estado de Direito, recomendo aos tristes protagonistas: demitam-se depressa!
2. Viram o mesmo que eu vi, não correram mais que escassas semanas? O primeiro-ministro, braço desnudo e garrotado oferecido à pica, a inscrever-se como dador de medula? Leram o mesmo que eu li? Manuela Estanqueiro, professora, 63 anos de idade, 30 de serviço, morreu em sofrimento evitável, uma semana depois de um comité de burocratas a ter coagido a regressar às aulas, ela que tinha uma leucemia certificada por junta médica e que, triste fado o seu, nenhum transplante de medula pôde salvar? Achei acabrunhante a ideia de se convocarem as televisões para propagandear um acto de Sócrates, que deveria ter ficado protegido pela discrição. Todavia, concedo que a decadência moral desta sociedade seja mobilizável por tais iniciativas. Por isso me calei. Mas agora acuso os corações gelados que roubaram a uma colega a dignidade de morrer na paz possível e grito o que me vai na alma. Por uma questão de coerência e para acreditar que foi genuíno o interesse do primeiro-ministro pelos que a leucemia condena, seria preciso que ele, ou alguém a seu mando, se tivesse já apressado a mandar apurar por que assim se fez com a defunta professora e convocado de novo as televisões para nos garantir que assim não se voltará a fazer. Este silêncio dá-me náuseas. Maquiavel tinha razão: na política não há moral!
3. “Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos, mas também ao trabalho das escolas e dos professores, para o melhor e para o pior”. Assim falou a ministra da Educação, a propósito dos resultados que o exame de Matemática do 9.º ano, e referindo-se ao Plano da Matemática. Esta frase é um assassino disparate. Disparate, porque traduz uma visão epidérmica que não se permite a uma ministra da Educação. Com efeito, ninguém de bom senso pedagógico espera que escassos meses de trabalho removam problemas de décadas ou pretende que os exames, sendo importantes, dêem fé de tudo o que é relevante. Assassino, porque descarrega sobre a escola e sobre os professores o todo de uma responsabilidade que é partilhada por muitos outros, a começar pela própria ministra. Com efeito, à massiva disponibilidade voluntária dos professores e das escolas não respondeu o Ministério da Educação com o que lhe competia. Porque o ano lectivo começou sem que os planos apresentados pelas escolas estivessem aprovados. Porque os professores acompanhantes só em Janeiro de 2007 estavam recrutados. Porque os financiamentos, para além de diferirem do que as escolas orçamentaram, pingaram parte em Dezembro e o outra parte com Abril entrado. Porque, em muitos casos, requisitos pedagógicos e científicos necessários só foram disponibilizados no terceiro período lectivo. Porque, como a ministra bem sabe, além daquela a que se referiu, há outras medidas que nem sequer saíram do imobilismo dos papéis.
O Plano da Matemática tem um órgão de acompanhamento, do qual fazia parte a APM (Associação de Professores de Matemática). Porque esta associação disse em público mais ou menos o que acima afirmei, diligente funcionário superior teve a inferior iniciativa de indicar à APM a porta de saída. Bem doutrinou Bush: “Quem não está connosco está contra nós”.
Santana Castilho, professor universitário (jornal Público)

Etiquetas: , ,

19.6.07

Ferreira Gullar

No meu habitual zapping televisivo, ontem à noite, chamou-me a atenção um programa da TV Galiza. Estava a ser entrevistado Ferreira Gullar, personalidade da cultura brasileira, que, com voz pausada mas poderosa, falava da sua obra. Interessou-me o programa e o homem. Para mim, um desconhecido, confesso. A curiosidade levou-me a pesquisar mais informações sobre aquele homem de cabelos longos e brancos, marcado na face pelo tempo e pela vida. Vivendo num país marcado por vários ciclos políticos, o destino do país irmão não o deixou indiferente. Lutou e sofreu nos períodos marcados pelos regimes autoritários, viveu exilado vários anos. E escreveu. Algumas vezes com forte empenhamento político, muitas outras pelo prazer da criação poética. Deixo esta ligação para a sua página pessoal na internet e um exemplo da sua poesia. Na imagem ao lado, o livro com o célebre e longo "Poema Sujo", escrito em Buenos Aires e trazido para o Brasil, em 1975, em registo audio feito pelo próprio, por Vinicius de Moraes.



Arte poética

Não quero morrer não quero
apodrecer no poema
que o cadáver de minhas tardes
não venha feder em tua manhã feliz
e o lume
que tua boca acenda acaso das palavras
- ainda que nascido da morte -
some-se aos outros fogos do dia
aos barulhos da casa e da avenida
no presente veloz

Nada que se pareça
a pássaro empalhado, múmia
de flor
dentro do livro
e o que da noite volte
volte em chamas
ou em chaga

vertiginosamente como o jasmim
que num lampejo só
ilumina a cidade inteira

Etiquetas: ,

17.6.07

O Jacinto do CDS

Todos nós já ouvimos falar no mais célebre militante do CDS. Mas o Blasfémias fez um apanhado bem curioso cuja comicidade é evidente.

Etiquetas: , ,

A ministra da educação

Marcelo Rebelo de Sousa, há pouco, na RTP:
  • "A ministra da educação está, politicamente, descredibilizada"

Helas! O homem demorou, mas chegou lá!

Etiquetas: , ,

De novo a OTA

A entrevista de Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, dada ao programa “Diga lá, Excelência” do PÚBLICO, Rádio Renascença (RR) e RTP 2, é sintomática do governo que temos e um retrato do país que somos. Esta história do novo aeroporto de Lisboa começa a ser obscena. Afinal o estudo apresentado pela CIP, onde se aponta a hipótese de Alcochete como alternativa à OTA, foi cozinhado pelo patrão dos patrões e pelo primeiro-ministro. Para deitar poeira nos olhos dos incautos. Ainda acreditei que a chamada "sociedade civil" quisesse contribuir para o esclarecimento da situação e até tivesse interesse, legítimo, em procurar alternativa à OTA. Afinal, tudo não parece passar dum embuste declarado e de pias intenções. A estes patrões interessa, apenas e só, viver sob a capa protectora do Estado que tanto critica. Quando se trata de "sacar" o dinheirinho, aí estão eles na primeira fila para o banquete orçamental. As migalhas ficam para os inúteis dos funcionários públicos. Além do mais, o senhor Costa precisa de ter o caminho desempedido para a Câmara Municipal de Lisboa. Convém arrefecer a questão do aeroporto e deixar passar o dia 16 de Julho. Depois, tudo volta à primeira forma e a OTA pode arrancar com os "camelos" no deserto e os otários de sempre a pagar a factura.

Etiquetas: , ,

16.6.07

Os Vampiros

Zeca Afonso é o nome mais representativo da canção portuguesa de intervenção. Lutador contra a ditadura salazarista e marcelista, fez da música a principal arma de intervenção. Em 1963 compôs esta canção-protesto, denunciando o clima de medo que se vivia. Ontem como hoje. Sombras pairam sobre o ambiente democrático que se vive. Escudado numa maioria absoluta, o governo e os seus peões de brega tentam asfixiar as vozes discordantes. A metáfora dos vampiros aplica-se-lhes bem.

Etiquetas: ,

A SR.ª DREN

A directora regional de educação do norte não terá mais que fazer? Diz ela em entrevista ao DN que vasculha tudo o que sai na comunicação social, blogs, etc. Afirma, nomeadamente:
  • "Quem faz a campanha não me compete a mim apurar. Nós temos tudo o que tem saído na comunicação social, nos blogues, ofícios, em tomadas de posição, em artigos de opinião... "

Etiquetas: , , ,

15.6.07

A puta socrática

Eu, autor deste blog, afirmo solenemente, que o primeiro-ministro, José Sócrates, pelas políticas que está a implementar, é um-filho-da-puta. Algum colega quer fazer o favor de me delatar?!
Ou como o professor Charrua sofreu um processo disciplinar.

Etiquetas: , ,

Lendo e ouvindo outros blogs

Ou como a chamada "Queima das Fitas" não passa, há muito, regra geral, de um festim de pimbalhada e de orgias báquicas.
A propósito da poesia de Al Berto, no blog frenesi.

Etiquetas:

O Aeroporto

Regressou em força o debate sobre a localização do novo aeroporto. Depois da posição aparentemente irredutível do governo, nomeadamente do seu Ministro dos Transportes e Comunicações, aceitou-se a abertura do debate e a hipótese de outras localizações que não a OTA. Longe de mim entrar numa discussão técnica, mas não posso deixar de referir dois ou três pontos.
  • Não entendo a obsessão de alguns comentaristas e políticos em quererem saber quem pagou um estudo preliminar, encomendado pela CIP, sobre a localização em Alçcochete. Se há interesses económicos na construção do aeroporto, seja em que local for, esses parecem-me mais evidentes na hipótese OTA. Aqui, os terrenos são privados, na margem sul, são maioritariamente públicos;
  • Segundo os vários estudos realizados, os terrenos da OTA apenas permitirão duas pistas no futuro aeroporto, com um prazo de utilização de cerca de vinte anos. Parece-me muito pouco para os dinheiros que serão investidos;
  • A insistência do aeroporto na OTA, com a construção e gestão a pertencerem a grupos privados, estará relacionada com a privatização da ANA, empresa de capitais públicos, lucrativa, responsável pela gestão do tráfego aéreo , em Portugal. Gato escondido com rabo de fora?

Etiquetas: , , ,

12.6.07

A D. Milu é uma ameba!

Uma das vantagens da democracia é o direito à crítica. O Ministério da Educação já deu sobejas provas de que não convive bem com a diferença de opinião. Aliás, marca que sinaliza o governo no seu todo. Esta notícia apenas vem confirmar o que se disse. A Associação de Professores de Matemática foi "convidada" a abandonar o grupo de trabalho de acompanhamento do Plano da Matemática, apenas e só porque ousou criticar a D. Milu.

Etiquetas: , ,

Pinto da Costa

Segundo noticia a TVI, Pinto da Costa será constituído arguido no âmbito do processo Apito Dourado. Finalmente!

Etiquetas: ,

11.6.07

SE VOCÊ DEIXAR, POETA

Com meu hálito quente aqueço seus espaços
Com meu gozo forte adormeço em seus braços
Com minha vontade de fêmea descubro seus traços

Com minha ousadia lhe sopro os ouvidos
Com meu desejo lhe entrego meus gritos
Com meu ar de mulher lhe tiro gemidos

Com pureza lhe conto pecado
Com o sagrado lhe peço o profano
Com os sentidos descubro você
E lhe encho de prazer!

(Com um beijo para a Ana Arruda, Recife)

Etiquetas:

10.6.07

Luís Represas

Luís Represas é um dos nomes mais respeitados da música portuguesa. Com uma já longa carreira, mantém um público fiel e uma qualidade superior no que canta e compõe. O seu último CD pretende fazer a história de uma carreira. Gravado ao vivo no Centro Cultural de Belém, em 2006, foi-me agora oferecido. Deixo aqui uma das canções de que mais gosto, Memórias de um Beijo.

Etiquetas: ,

O caso Madeleine

Só por uma vez aqui deixei um comentário acerca desta caso. Depois disso, várias textos e notícias foi lendo e ouvindo. Desde a arrogância dos jornais ingleses, até à conta bancária de solidariedade; desde os milhões de visitas a um site criado para o efeito, até às aparições mediáticas dos pais da menina inglesa. Mas o texto que Moita Flores escreve hoje no Correio da Manhã interroga-nos e obriga-nos a esquecer, por momentos, o lado emotivo que nos pode condicionar, em casos como este, e a centrar-nos numa vertente mais fria e racional.

Etiquetas:

8.6.07

Humor..."El Comandante"

1) Uma professora cubana mostra aos alunos um retrato do presidente Bush, e pergunta à classe:
- De quem é esse retrato?
Silêncio absoluto.
- Eu vou ajudar vocês um pouquinho. É por culpa desse senhor que nós estamos passando fome.
- Ah, professora! É que sem a barba e o uniforme não dava para reconhecer!
2) O povo cubano estava todo reunido numa apresentação pública com o ditador, e o seu assessor olhava para Fidel, virava para o povo e dizia:
- Mira, pueblo de Cuba! Aqui está Fidel! Fidel no tiene la barba de Cristo?
E o povo:- La tiene!
- Fidel no tiene los pelos de Cristo?
- Los tiene!
- Fidel no tiene lo ojos de Cristo?
- Los tiene!
Um bêbado então berra do meio da turba:
- ENTONCES, POR QUE NO CRUCIFICALO?
(Recebidas por mail)

Etiquetas:

7.6.07

A doente mental

Há uns dias um jornal diário noticiava que se estimava em 500 mil o número de doentes mentais em Portugal. Esqueceu-se de referir que no topo da lista deve ser colocada a actual ministra da educação. Esta senhora tem feito, ou permitido fazer, coisas inimagináveis.
Como se sabe, decorre, por estes dias, a candidatura a professor titular. Para além da injustiça de seriar os professores em docentes de 1ª e de 2ª categorias, a prepotência com que impôs regras e emitiu esclarecimentos - estaremos para ver se há ou não ilegalidades no processo- ultrapassa tudo o que se tinha visto até agora. O ambiente nas escolas cheira a podre. Não me passava pela cabeça a "caça"aos pontos que se veria a verificar. Por vezes, chega a raiar o patético a gula com que alguns professores tentam recorrer a artifícios para acrescentar mais uns pontos ao currículo. E chegados aqui, a culpa não deve ter apenas um destinatário. Para bom entendedor..
Mas o desnorte desta bruxa que ocupa a cadeira do poder não fica por aqui. Uma estação de televisão noticiava há pouco o modo desumano como uma professora da região da Aveiro foi tratada. Sofrendo de leucemia, com mais de trinta anos de serviço, solicitou a aposentação, o que lhe foi negado. Foi obrigada a regressar ao serviço e a dar aulas em situações-limite. Sem forças para aguentar o ritmo de trabalho, os próprios colegas a ajudavam na leccionação. A uma semana do seu falecimento, foi-lhe, finalmente, concedido o direito à reforma! Apetece citar o Padre António Vieira que, num dos seus sermãos, afirmava:
  • "(...)enfim, ainda o pobre defunto o não comeu a terra, e já o tem comido toda a terra."

A desumanidade desta ministra, e deste governo, envergonha qualquer um. Quando é que lhe fazemos o manguito?

Etiquetas: , , ,